Carlos Costa não quer “nem um euro” de António Costa e admite chamar Isabel dos Santos como testemunha

Carlos Costa não quer “nem um euro” de indemnização cível no processo contra o primeiro-ministro, revelou o advogado do antigo governador do Banco de Portugal.

Carlos Costa admite chamar Isabel dos Santos no caso que o opõe ao primeiro-ministro, revelou o advogado do antigo governador do Banco de Portugal. António Castanheira Neves adianta que não é pedido “nem um euro” a António Costa, mas apenas a reposição da verdade.

“Estão apenas em causa a sua [de Carlos Costa] honra e consideração. Não quer rigorosamente mais nada além da reposição da verdade. É por isso que vai pugnar quando, e se, for citado pelo tribunal nos termos em que tem sido anunciado”, explicou o advogado de Carlos Costa em declarações à RTP3.

Castanheira Neves esclareceu que, quando Carlos Costa for citado para os termos da ação movida pelo primeiro-ministro, “não só contestará essa eventualidade, pois na sua lógica limitou-se a dizer apenas a verdade, sem nunca ter faltado à verdade, como aproveitará a ação para deduzir um pedido reconvencional”.

Nesse âmbito, o ex-governador “vai arrolar todas as testemunhas que estiverem arroladas por António Costa”, incluindo o Presidente da República – além de Marcelo, o primeiro-ministro arrolou ainda Fernando Ulrich e Artur Santos Silva, ambos do BPI. “Essas [testemunhas] seguramente”, adiantou o advogado.

E Isabel dos Santos? “Vai depender do que estiver alegado na ação. Se for caso disso, porque não?”, respondeu António Castanheira Neves.

António Costa avançou com uma ação contra o ex-governador, depois de este ter dito que foi pressionado pelo primeiro-ministro para manter a empresária angolana na administração do EuroBic, por conta do impasse na estrutura acionista do BPI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Costa não quer “nem um euro” de António Costa e admite chamar Isabel dos Santos como testemunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião