📹 Quanto ganha se plantar uma árvore?

O ECO pediu ajuda à Confederação Portuguesa de Agricultores (CAP) para saber quanto custa plantar uma árvore e que retorno pode retirar da mesma e preparou-lhe um vídeo com alguns exemplos.

Tem um terreno que herdou dos seus pais ou avós e não sabe o que fazer com ele? Não tem vocação de agricultor nem disponibilidade para rentabilizar a terra com uma verdadeira exploração agrícola? Tem receio de ser forçado pelo Executivo a arrendar a propriedade devido ao risco de incêndios? Fica aqui uma ideia: plante árvores.

Plantar uma árvore produz oxigénio e reduz as emissões de CO2. Mas não é só o ambiente que fica a ganhar. A floresta também é um meio de subsistência.

Provavelmente está a pensar que esta ideia vai exigir um investimento inicial enorme e que acabará por não ter qualquer retorno desse dinheiro. Pode ser verdade. Mas, nalguns casos, há apoios para plantar algumas espécies e sim, a floresta pode ser um bom investimento.

O ECO pediu ajuda à Confederação Portuguesa de Agricultores (CAP) para saber quanto custa plantar uma árvore e que retorno pode retirar da mesma e preparou-lhe um vídeo com alguns exemplos.

Uma plantação nova de pinheiro, azinho ou sobreiro custa cerca de três mil euros por hectare. Por agora não existem avisos abertos para apoios à plantação destas árvores, mas é uma questão de estar atento. A nova Política Agrícola Comum está a ser implementada e certamente que surgirão novas oportunidades.

Um pinheiro, ao fim de 20 anos está pronto para ser cortado e hoje rende cerca de 70 a 80 euros por metro cúbico, no caso da madeira de qualidade, para mobiliário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 Quanto ganha se plantar uma árvore?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião