Emissões de gases com efeito estufa caem 4% na UE. Portugal com reduções abaixo da média

Portugal está entre os países com menores reduções de gases com efeito na UE, no final de 2022. No último trimeste desse ano, os 27 Estados-membros reduziram as emissões em 4%.

As emissões de gases com efeito estufa (GEE) caíram 4% no último trimestre de 2022, face ao período homólogo, totalizando 938 milhões de toneladas de equivalente de CO2 (CO2-eq). Segundo os dados do Eurostat, a queda atingiu os 6% quando comparado com 2019, antes da pandemia da covid-19.

“Esta diminuição é acompanhada por alguma recuperação económica, como mostra o aumento de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da UE no quarto trimestre de 2022, em comparação com o mesmo trimestre de 2021”, lê-se no relatório divulgado esta segunda-feira.

De acordo com o Eurostat, as emissões diminuíram em 23 Estados-membros, em comparação com o mesmo período de 2021. As únicas exceções são a Irlanda, onde as emissões cresceram 12,3%, a Letónia (6,8%), Malta (6,4%) e a Dinamarca (1,9%). “Este grupo de países da UE também viu o seu PIB aumentar”, informa a nota.

Os países com as maiores reduções foram Eslovénia (15,3%), Países Baixos (9,8%) e Eslováquia (6,9%).

Quanto a Portugal, encontra-se perto do fim da tabela dos países com maiores reduções de GEE, registando uma quebra de 2,1% face ao ultimo trimestre de 2021. Desta forma, Portugal fica atrás de países como a Lituânia e o Chipre. A Finlândia foi o país que menos reduziu (0,5%).

Indústria e famílias foram principais responsáveis por emissões

Segundo o gabinete de estatística europeu, os responsáveis pela maior parte das emissões destes gases foram a indústria transformadora e as famílias (ambos com 21%), seguindo-se o setor da eletricidade e fornecimento de gás, com 20%, a agricultura (13%), e, por fim, o transporte e armazenamento (11%).

Os dados mostram que, em comparação com o quarto trimestre de 2021, as emissões diminuíram em seis dos nove setores económicos, mas com algumas variações. Enquanto os setores da construção e do abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos viram as emissões diminuir 0,3%, a queda foi de 9,7% no fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar condicionado.

Os únicos setores em que as emissões aumentaram foram o transporte e armazenamento (7%), os serviços (1,6%) e as indústrias extrativas (1%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emissões de gases com efeito estufa caem 4% na UE. Portugal com reduções abaixo da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião