Reino Unido recebe visita inesperada de Zelensky e promete mais armas

  • Lusa
  • 15 Maio 2023

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai ser recebido no Reino Unido pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, para discutir mais apoio militar para resistir à invasão da Rússia.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai ser recebido esta segunda-feira no Reino Unido pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, para discutir mais apoio militar para resistir à invasão da Rússia, anunciou o Governo britânico.

A visita inesperada foi confirmada num comunicado, que adianta que Zelensky vai atualizar Sunak sobre o resultado dos encontros com os líderes de Itália, Alemanha e França nos últimos dias.

O encontro terá lugar na residência de campo do primeiro-ministro britânico em Chequers Court, nos arredores de Londres.

Antecipando um período de intensificação da atividade militar devido à esperada contraofensiva ucraniana, Sunak vai prometer entregar nos próximos meses centenas de mísseis de defesa aérea e sistemas aéreos não tripulados, incluindo drones com um alcance superior a 200 quilómetros.

“Este é um momento crucial na resistência da Ucrânia a uma terrível guerra de agressão que não escolheu nem provocou. A Ucrânia precisa do apoio sustentado da comunidade internacional para se defender contra a série de ataques implacáveis e indiscriminados que têm sido a sua realidade quotidiana há mais de um ano”, justificou.

Na semana passada, o Reino Unido tornou-se no primeiro país a fornecer mísseis de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow à Ucrânia, permitindo o ataque longe das linhas de combate.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido recebe visita inesperada de Zelensky e promete mais armas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião