Supervisor confirma Vairinhos e Granado na administração da COSEC

  • ECO Seguros
  • 16 Maio 2023

A ASF autorizou a entrada de José Vairinhos Gonçalves e André Granado para a administração da COSEC. Falta agora a autorização para a Allianz Trade comprar ao BPI o capital que falta para deter 100%.

José Vairinhos Gonçalves e André Granado já assumiram oficialmente o cargo de Chairman e de Administrador da COSEC – Companhia de Seguro de Crédito, respetivamente, após a confirmação dos respetivos registos junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Estes novos membros do Conselho de Administração exercerão funções até ao final do presente mandato.

A COSEC tinha submetido, no início de março, junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o pedido de registo de novos membros designados pelos acionistas para o seu Conselho de Administração. O regulador deu aval aos dois nomes, pelo que, entraram oficialmente em funções.

José Vairinhos Gonçalves, o novo presidente do Conselho de Administração esteve ligado à COSEC em grande parte da sua carreira profissional, desempenhando vários cargos, incluindo o de administrador executivo. Anteriormente, ocupava o cargo de vogal do Conselho Fiscal. Além de Chairman, o gestor vai acumular também o pelouro da Direção Internacional da COSEC, departamento responsável pela gestão dos Seguros com Garantia do Estado.

André Granado já está a ocupar o cargo de Administrador Executivo como responsável pelos Departamentos Comercial, de Marketing e Comunicação. Com 20 anos de experiência profissional, 17 dos quais no mercado de Seguro de Crédito e Caução, André Granado vem da seguradora espanhola Solunion, onde era responsável pela Gestão de Mercado e Marketing Empresarial para os mercados espanhol e da América Latina. Antes, teve um percurso de 13 anos na COSEC, onde desempenhou funções na área comercial e liderou o Departamento de Marketing e Comunicação da companhia.

Os restantes membros do Conselho de Administração – Vassili Christidis, Plácido Furnari, Pedro Silva Fernandes e Nadine Accaoui – mantém-se em funções até ao final do mandato. Quanto à Comissão Executiva, Vassili Christidis permanece como presidente da Comissão Executiva (CEO), sendo Plácido Furnari e André Granado os restantes membros desta Comissão .

A Allianz Trade, companhia a nível mundial mundial em seguro de crédito, apenas espera a autorização dos reguladores para comprar, ao BPI, os 50% COSEC que lhe faltam para deter a totalidade do capital o que deve acontecer até ao final do primeiro semestre deste ano.

A COSEC é uma seguradora que opera nos setores do Crédito e Caução, sendo responsável, por conta e ordem do Estado Português, pela cobertura e gestão dos riscos de crédito, caução e investimento, principalmente para países de risco mais agravado.

Em 2022, na área do crédito, liderou o mercado com 47% de um mercado que valeu 74 milhões de euros, sendo seguida pelas espanholas Crédit y Caución e CESCE e pela francesa COFACE.

Na área dos seguros de caução disputa a liderança deste segmento que valeu 7,6 milhões de euros com a luso-espanhola Abarca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supervisor confirma Vairinhos e Granado na administração da COSEC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião