Eleições europeias de 6 a 9 de junho. Portugal vai operacionalizar voto em mobilidade

Portugal não conseguiu mudar a data das eleições europeias de 2024, que vão realizar-se junto de feriados. António Costa indica que voto em mobilidade deve estar em efetividade na altura.

As eleições europeias vão realizar-se entre 6 e 9 de junho do próximo ano, depois de uma tentativa de Portugal mudar as datas não ter sido bem-sucedida. Por cá, a data recai numa véspera de feriado e fim de semana prolongado, razão pela qual os representantes portugueses tentaram mudar. Mas consenso não foi alcançado, pelo que o primeiro-ministro assegurou que se estão a trabalhar para ter “em plena efetividade o sistema de voto em mobilidade”.

António Costa assume que vê a decisão de ter as eleições nesta data “com preocupação”, em declarações aos jornalistas após o Conselho da Europa. “Na falta de acordo sobre a data, aplica-se a data na qual foram realizadas as primeiras eleições e no próximo ano ano coincidirá a 9 de junho, que é véspera de feriado e um fim de semana prolongado”, salienta.

Assim, apesar dos esforços, “cada país tinha reservas e não houve nenhuma data para consenso”, adianta o primeiro-ministro. Para mitigar os efeitos da situação, Costa garante que estão a “trabalhar para poder pôr em plena efetividade o sistema de voto em mobilidade, que já foi utilizado a título experimental em outras eleições e vamos fazer um esforço grande para poder ter em vigor no próximo ano, para pessoas que não estejam no local de residência habitual”.

O facto de ser apenas um círculo nacional facilita a contagem dos votos mesmo sendo em mobilidade, já que não é tão relevante o local onde são contabilizados os votos. É de salientar no entanto que as eleições europeias já costumam ter uma taxa elevada de abstenção, pelo que esta data poderá contribuir para fazer subir a taxa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleições europeias de 6 a 9 de junho. Portugal vai operacionalizar voto em mobilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião