Peter Blom: “Tem de se repensar a estrutura acionista” dos bancos

“As grandes criptomoedas não estão a ajudar a economia a ser mais sustentável”, defendeu o membro não-executivo da administração do banco central holandês, Peter Blom.

O fundador e antigo CEO do Triodos Bank, Peter Blom, defende que as estruturas acionistas dos bancos deveriam ser repensadas, pois “não estão com foco suficiente no interesse público”.

Na tese de Blom, os bancos “grandes demais para falir” (too big too fail) são suportados pela comunidade, uma vez que, quando entram em crise, é expectável que os governos intervenham com dinheiro público. Nesse sentido, “tem de se repensar a estrutura acionista”, entende, embora ressalve que “não funcionaria” se todos os bancos passassem para a esfera do Estado. Mas “privatizá-los da forma que temos feito até agora”, também não se afigura, para Blom, como fortuito, pois entende que as instituições acabam por não ter “foco suficiente no interesse público”.

Blom falava na conferência “Desde agora até 2050: A urgência de reconhecer que o planeta está a mudar”, que decorreu esta quinta-feira, em Lisboa, na qual fez uma apresentação intitulada “Que tipo de sistema financeiro precisamos para ter um mundo habitável em 2050”.

Na mesma ocasião, sublinhou que “é na economia real que se cria o verdadeiro valor”, e que “a ideia de fazer dinheiro com dinheiro é uma ideia errada. Não é criar valor real tal como precisamos”. Neste âmbito, acrescentou que “as grandes criptomoedas não estão a ajudar a economia a ser mais sustentável”.

Para impulsionar a transição ambiental, e suportar uma economia mais sustentável, Blom reforça que riscos como o climático e sociais devem estar incorporados no modelo de negócio dos bancos e na gestão de risco, e que os investimentos deve ser avaliados pelo impacto na sociedade e não apenas pela bancabilidade.

Este orador fundou também a Global Alliance for Banking on Values e é atualmente membro não-executivo da administração do banco central holandês, assim como copresidente do Sustainable Finance Lab.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Peter Blom: “Tem de se repensar a estrutura acionista” dos bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião