Função Pública ganhava mais 51,2% do que o privado em 2021

"Diferenças no tipo de trabalho realizado e qualificações dos trabalhadores que os integram" estão na origem desta discrepância. Mais de metade dos trabalhadores da AP têm ensino superior.

Os trabalhadores da Administração Pública (AP) ganhavam em média mais 51,2% do que no setor privado em 2021, uma remuneração bruta mensal média de 2.019 euros face aos 1.335 euros no privado. Mais de metade dos trabalhadores da Administração Pública (55,2%) tinham o ensino superior, enquanto apenas 22,7% tinha este grau académico no privado, indicam os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE analisou a informação prestada na Declaração Mensal de Remunerações transmitidas pelas empresas à Autoridade Tributária, respeitante a 4,6 milhões de portugueses, englobando todo o tipo de rendimentos, e dá conta da diferença das remunerações brutas mensais médias entre os trabalhadores da AP e do privado. Uma diferença que, entre outros fatores, o organismo aponta às “diferenças no tipo de trabalho realizado e qualificações dos trabalhadores que os integram”, com os trabalhadores do setor público — um total de 740,9 mil — a registar uma maior percentagem com ensino superior.

“Os trabalhadores do setor das AP têm, em média, níveis de escolaridade mais elevados: 55,2% dos trabalhadores neste setor tinham ensino superior (22,7% no setor privado), 26,6% tinham completado o ensino secundário ou pós-secundário (32,4% no setor privado) e 18,3% tinham um nível de escolaridade correspondente, no máximo, ao 3.º ciclo do ensino básico (44,9% no setor privado)”, descreve o INE.

Diferença salarial mantém-se em todos os graus de ensino

As diferenças salariais entre os dois setores mantém-se, independentemente do nível do escolaridade. Em 2021, a remuneração bruta mensal média dos trabalhadores do Estado que completaram, no máximo, o 3.º ciclo do ensino básico foi 1.265 euros, mais 151 euros (+13,6%) do que no privado (1.114 euros),

Já “entre aqueles com ensino secundário ou pós-secundário, a remuneração bruta média por trabalhador no setor das AP foi superior em 166 euros (+12,3%) à do setor privado (1.514 euros vs. 1.348 euros)”, refere o INE.

E, em termos médios, a diferença ocorre igualmente junto dos profissionais com ensino superior, onde se observa a maior diferença. Na Função Pública esses trabalhadores têm uma remuneração bruta média de 2.957 euros e no privado de 2.263 euros, ou seja, quase 700 euros (30,7%) de diferença. Embora, no topo da distribuição, a diferença seja apenas de 180 euros (+3,3%).

“Este resultado pode estar associado, entre outros fatores, à diferente composição etária dos trabalhadores do setor as AP e do setor privado, com o primeiro grupo a apresentar uma idade média mais elevada dos trabalhadores, incluindo aqueles com ensino superior completo. A este facto, associam-se maior acumulação de capital humano e de experiência profissional, com tradução nas remunerações auferidas pelos trabalhadores“, aponta o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Função Pública ganhava mais 51,2% do que o privado em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião