Salário mínimo responsável por 40% da subida das remunerações médias desde 2006

  • ECO
  • 6 Junho 2022

O diferencial entre os salários mais baixos e os salários médios diminuiu 13 pontos percentuais entre 2006 e 2019, mas sem o efeito do salário mínimo teria aumentado nove pontos.

Uma análise do Gabinete de Estratégia e de Estudos do Ministério da Economia mostra que a subida do salário mínimo entre 2006 e 2019 foi determinante para reduzir as diferenças salariais em Portugal, sendo responsável por 40% do aumento das remunerações médias nesse período, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago) esta segunda-feira.

Os mais beneficiados com esta política de aumento do salário mínimo foram as mulheres, os menos qualificados e quem trabalha em micro ou grandes empresas. “Os resultados demonstram de forma inequívoca que o salário mínimo foi um fator crucial no desenho da distribuição salarial em Portugal quando a sua importância relativa aumentou“, assinala o estudo elaborado pelo economista Carlos Oliveira.

Um exemplo disso é que o diferencial entre os salários mais baixos e os salários médios diminuiu 13 pontos percentuais, mas sem o efeito do salário mínimo teria aumentado nove pontos. Tal acontece porque o salário mínimo tem crescido desde 2015 a um ritmo superior ao aumento registado nas remunerações médias. Recentemente, a Comissão Europeia alertou para o perigo de este efeito reduzir o prémio salarial de quem estuda durante mais tempo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário mínimo responsável por 40% da subida das remunerações médias desde 2006

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião