“Os clientes que procurem onde conseguem melhores condições”, diz presidente da APB

  • ECO
  • 23 Maio 2023

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos defende que os clientes devem ser "atores ativos" no processo de concorrência. A sua movimentação pode levar a melhores condições.

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) defendeu esta terça-feira que os clientes, a par das instituições, têm de ser “atores ativos” no processo de concorrência. “Os clientes que procurem onde é que conseguem melhores condições para aquilo que são as suas próprias preferências, as suas necessidades e os seus desejos”, afirmou Vítor Bento, em entrevista à rádio Renascença (acesso livre).

O gestor explicou que, neste momento, a banca não precisa das poupanças dos seus clientes. Ainda assim, a concorrência vai subir os juros pagos pelo dinheiro depositado. O processo de concorrência, diz o presidente da APB, levará os bancos, e provavelmente terá já levado, a reagirem. “A concorrência vai provocar a convergência das taxas para aquilo que for um valor de mercado. Mas, muito provavelmente, encontrará transferências de bancos para bancos, precisamente desse processo de concorrência, em que os clientes vão bater à porta de um, à porta de outro, encontram uma situação melhor, movimentam-se de um lado para o outro.”

Sobre o crédito à habitação, Vítor Bento garante ainda que os bancos estão a fazer tudo para ajudar as famílias em dificuldade a pagarem as prestações da casa, até porque não lhes interessa ficar com os imóveis. “É verdade que esta subida das taxas de juro está a criar dificuldades para muitas famílias. Não que as taxas de juro sejam anormais em termos históricos. Pelo contrário. Até à crise financeira de 2008, as taxas estiveram sempre acima de 2%. Aquilo que torna, de facto, inusitado, é o aumento muito rápido, em relativamente pouco tempo houve taxas que subiram quase quatro pontos percentuais, e isso foi um choque muito grande para as famílias, que vão ter de acomodar. Aquelas que têm créditos mais recentes terão eventualmente mais dificuldades”, antecipa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Os clientes que procurem onde conseguem melhores condições”, diz presidente da APB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião