Governo abre ao mercado gestão de resíduos perigosos

  • ECO
  • 24 Maio 2023

Governo abre ao mercado gestão de resíduos perigosos e não aprova pedidos de prorrogação das licenças de exploração dos dois Civer existentes no país.

O Governo vai abrir ao mercado o negócio da gestão de resíduos perigosos, não aprovando os pedidos de prorrogação das licenças de exploração dos dois Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (Cirver) existentes em Portugal — Sisav e Ecodeal — dentro do regime de exclusividade que lhes foi atribuído no âmbito de um concurso público em 2004, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).

A decisão do Ministério do Ambiente e da Ação Climática preocupa os ambientalistas, que avisam que estes centros “carecem de imenso investimento” e onde, “além dos aterros, nada mais foi feito”. O Governo justifica esta medida com questões de proximidade, distâncias no transporte de resíduos pelo país e risco de concentração de resíduos perigosos.

O Ministério de Duarte Cordeiro referiu ao Jornal Negócios que os dois Cirver, situados na Chamusca, “deixam de ter exclusividade, havendo liberdade para que surjam propostas de novos operadores com processo de licenciamento exigente, nos termos dos outros já existentes, e desde que tenham concordância dos municípios para a sua localização”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo abre ao mercado gestão de resíduos perigosos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião