Zelensky anuncia criação de Corpo de Fuzileiros Navais com equipamentos modernos

  • Lusa
  • 24 Maio 2023

Presidente da Ucrânia sublinhou que as viagens ao estrangeiro permitem "fortalecer a defesa" e "aumentar a capacidade" dos militares ucranianos, anunciando a criação de um Corpo de Fuzileiros Navais.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sublinhou esta terça-feira que as viagens ao estrangeiro permitem “fortalecer a defesa” e “aumentar a capacidade” dos militares ucranianos, anunciando a criação de um novo Corpo de Fuzileiros Navais.

“Novas brigadas de fuzileiros navais serão adicionadas às nossas unidades existentes e iremos fornecer-lhes armas e equipamentos modernos”, destacou o chefe de Estado ucraniano durante o habitual discurso noturno diário divulgado nas suas redes sociais.

O governante, que visitou esta terça-feira a região de Donetsk, onde esteve na linha da frente perto de Vuhledar e Maryinka, explicou que a deslocação foi o elemento final “após inúmeras reuniões e negociações com parceiros que decorreram nestes dias e nas semanas anteriores”.

“Todos devem entender isso: a principal tarefa do nosso país e o objetivo de praticamente todas as nossas comunicações internacionais é fortalecer a Ucrânia, fortalecer a nossa defesa, aumentar as capacidades dos nossos guerreiros e do nosso país como um todo”, salientou o Presidente da Ucrânia.

Zelensky frisou ainda que “cada visita” ao estrangeiro e “quase todas as negociações” permitem que a Ucrânia “se torne mais forte”.

“Agradeço a todos que dão força à Ucrânia! A força do nosso Estado agora, a força da nossa defesa agora, é a base da força da ordem internacional baseada em regras”, concluiu.

Além da Crimeia, península ucraniana anexada em 2014, Moscovo declarou, desde o início da guerra, a anexação de quatro regiões da Ucrânia – Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia -, embora não controle a totalidade dos respetivos territórios.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas — 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky anuncia criação de Corpo de Fuzileiros Navais com equipamentos modernos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião