Ucrânia: EUA asseguram que a formação dos pilotos para os F16 ainda não começou

  • Lusa
  • 24 Maio 2023

O Pentágono assegurou que a formação de pilotos ucranianos para operarem com o avião de combate F16 ainda não começou, pelo que o seu uso não está previsto para breve.

O Pentágono assegurou esta quarta-feira que a formação de pilotos ucranianos para operarem com o avião de combate F16 ainda não começou, pelo que o seu uso não está previsto para breve.

O porta-voz do Departamento de Defesa, general Pat Ryder, disse que o uso dos F16 “não vai ser relevante” para a contraofensiva ucraniana no curto prazo, porque a sua entrega faz parte do “compromisso de longo prazo” com a Ucrânia.

Destacou também que ainda não começou a formação dos pilotos ucranianos na utilização destes caças.

“Não me consta que tenha começado qualquer formação”, disse.

Ryder contradisse assim o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, que esta quarta-feira mesmo tinha garantido que esta formação já tinha começado.

Ryder também não adiantou qualquer calendário sobre a entrega dos aviões, o início da formação ou os países onde vai ser feita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ucrânia: EUA asseguram que a formação dos pilotos para os F16 ainda não começou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião