Portway cumpre acordos e paga feriados a 100% com reatroativos

  • Lusa
  • 25 Maio 2023

A empresa procedeu "ao pagamento dos feriados a 100%, incluindo retroativos de feriados feitos entre novembro de 2019 e março de 2023", adianta o sindicato.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) anunciou esta quinta-feira que a Portway cumpriu os acordos alcançados na sequência da greve realizada em agosto de 2022, procedendo ao pagamento dos feriados a 100%, com retroativos.

“Hoje, dia 25 de maio 2023, graças à luta desencadeada pelo Sintac, a Portway cumpriu com os acordos alcançados em consequência da greve do ano transato, procedendo ao pagamento dos feriados a 100%, incluindo retroativos de feriados feitos entre novembro de 2019 e março de 2023″, conta o sindicato, em comunicado.

Esta era uma das reivindicações que levou à greve realizada em agosto de 2022, que teve como consequência o cancelamento de dezenas de voos, refere o Sintac. “Com a decisão judicial ora transitada em julgado, fica demonstrado que tínhamos toda a razão e que, por outro lado, a via negocial deve ter sempre prioridade“, realça o sindicato.

O Sintac espera que este desfecho, assim como o acordo salarial alcançado em dezembro e as negociações a decorrer sobre o novo Acordo de Empresa da Portway “marquem uma nova etapa no diálogo social”. Os trabalhadores da Portway cumpriram uma greve de três dias em agosto de 2022 nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, convocada pelo Sintac, que levou ao cancelamento de 230 voos, segundo os dados avançados na altura pelo sindicato.

Além do pagamento a 100% dos feriados, o Sintac exigia atualizações salariais e acusava a Portway de promover um “clima de terror psicológico, onde proliferam ameaças e instauração de processos disciplinares, criando uma instabilidade social sem ímpar na história da empresa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portway cumpre acordos e paga feriados a 100% com reatroativos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião