Sintac propôs aumentos de 9% para os trabalhadores da Portway

  • Lusa
  • 7 Outubro 2022

Proposta fundamenta-se no cenário macro, com uma previsão de crescimento "de 6,7% para 2022, em grande parte catapultado pelos resultados do turismo, no qual a aviação se enquadra".

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) apresentou uma proposta à empresa de handling Portway para uma atualização salarial de 9%, de acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira. “O Sintac enviou hoje à Portway uma proposta de atualização salarial para 2023”, referiu a estrutura sindical, que já fez greve este ano ao trabalho na empresa, que presta assistência em terra nos aeroportos.

“O sindicato, ciente de que decorrem reuniões para obtenção de um acordo de empresa único, não poderia deixar de apresentar desde já uma nova proposta de atualização salarial para todos os trabalhadores, tendo em conta que o ano de 2022 está a findar”, destacou.

O sindicato indicou que a sua proposta “fundamenta-se no atual cenário macroeconómico, com uma previsão de crescimento económico de 6,7% para 2022, em grande parte catapultado pelos resultados do turismo, no qual a aviação se enquadra e, fundamentalmente, na fortíssima inflação sentida este ano, que terá sequência no próximo ano (prevendo-se uma inflação acima dos 5%) e apontando-se em 2022 para no mínimo 7,8%”.

No comunicado, a estrutura explicou que, “perante os argumentos elencados e tendo em conta a real perda de rendimento salarial dos trabalhadores da Portway, o Sintac para 2023 enviou uma proposta de revisão salarial de +9% da tabela salarial e cláusulas indexadas, salientando que não existem aumentos salariais para todos os trabalhadores há cerca de seis anos”.

O sindicato disse ainda que, “relativamente às avaliações de 2019 e 2020 (principal razão da última greve de agosto de 2022), o Sintac, após a greve, já efetuou várias diligências e aguarda desenvolvimentos por parte da empresa até final de novembro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sintac propôs aumentos de 9% para os trabalhadores da Portway

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião