Rússia aponta “sérios obstáculos” no processo de paz com a Ucrânia

  • Lusa
  • 26 Maio 2023

Lavrov expressou "gratidão à China pela sua posição equilibrada sobre a crise ucraniana e grande apreço pela disposição de Pequim em desempenhar um papel positivo num acordo".

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, apontou esta sexta-feira “sérios obstáculos” para encontrar uma solução pacífica na Ucrânia, ao receber o enviado chinês Li Hui em Moscovo.

Durante a reunião, “o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia reafirmou o compromisso de Moscovo com uma resolução político-diplomática do conflito, observando os sérios obstáculos criados pela Ucrânia e pelos seus aliados ocidentais para a retoma das negociações de paz”, de acordo com um comunicado da diplomacia russa.

Serguei Lavrov expressou a sua gratidão à China pela sua posição equilibrada sobre a crise ucraniana e grande apreço pela disposição de Pequim em desempenhar um papel positivo num acordo”, acrescentou o comunicado. Li Hui, ex-embaixador chinês em Moscovo, foi enviado por Pequim para discutir uma solução política para o conflito na Ucrânia, no âmbito de uma digressão europeia.

Durante a sua visita a Kiev, no início de maio, Li Hui conversou com o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, de quem ouviu o apelo pelo “respeito da soberania e integridade territorial da Ucrânia”. Em Berlim, o Governo alemão pediu a Hui que pressione a Rússia a retirar as tropas da Ucrânia.

Rússia e China mantêm relações próximas, que foram fortalecidas económica e diplomaticamente desde o início da invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Pequim nunca condenou publicamente o ataque russo e o Presidente chinês, Xi Jinping, visitou Moscovo em março, para reiterar o apoio de Pequim ao seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia aponta “sérios obstáculos” no processo de paz com a Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião