Hoje nas notícias: emprego, contribuições extraordinárias e passaportes

  • ECO
  • 29 Maio 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Entre janeiro e março, 255 mil pessoas tinham, pelo menos, dois empregos, isto é, um máximo desde 2011. As contribuições extraordinárias que estão atualmente em vigor já geraram receitas de 3.282 milhões de euros. No ano passado, a Imprensa Nacional Casa da Moeda produziu e entregou mais de 920 mil passaportes. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta segunda-feira.

Há 255 mil pessoas com segundo emprego em Portugal, o valor mais alto desde 2011

No primeiro trimestre deste ano, 255 mil pessoas tinham, pelo menos, dois empregos, o que representa um aumento de 4,5% face ao final de 2022, de acordo com os dados mais recentes do inquérito ao emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE). É o valor mais alto desde 2011.

Leia a notícia completa Jornal de Negócios (acesso pago).

Contribuições extraordinárias em vigor com receitas de 3.282 milhões de euros

As contribuições extraordinárias que estão atualmente em vigor já geraram receitas de 3.282 milhões de euros, segundo as contas do Público a partir dos relatórios da Conta Geral do Estado. O setor da banca é aquele que tem o maior contributo, tendo gerado 2.067 milhões até 2022. A este valor soma-se 105,4 milhões do adicional de solidariedade sobre o setor bancário (ASSB), criado em 2020.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Corrida aos passaportes com fim da pandemia

No ano passado, a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) produziu e entregou mais de 920 mil passaportes, isto é, mais 400 mil documentos do que os produzidos em 2021, ano marcado por ainda algumas limitações à circulação devido à pandemia. Em 2022, os passaportes renderam mais de 30 milhões de euros, o que representa um aumento de 65% face ao ano anterior.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Ricos aumentaram 16% em 2021

Segundo as estatísticas de IRS da Autoridade Tributária (AT) referentes aos rendimentos de 2021, o número de agregados a pagar a taxa adicional de solidariedade – que se aplica a quem tem rendimentos superiores a 80 mil euros brutos por ano – subiu 16% em 2021 face ao ano anterior.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Exames marcados para feriados municipais

Comunidade escolar terá que prestar provas nacionais em datas comemorativas nos seus municípios. Diretores de agrupamentos de escolas com sobreposição de calendário estão a ser pressionados, mas remetem responsabilidades para o Ministério da Educação (ME) que justifica com regulamento. ANDAEP diz não se lembrar de nenhum ano com marcação de exames em dias de feriado e levanta questões de caráter operacional e laboral.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: emprego, contribuições extraordinárias e passaportes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião