Altri lança venda acelerada para sair do capital da Greenvolt

  • ECO
  • 30 Maio 2023

Empresa liderada por Paulo Fernandes pretende fazer colocação privada dos restantes 1,34% detidos na Greenvolt junto de investidores qualificados.

A Altri vendeu as restantes ações que detinha na Greenvolt. A empresa liderada por Paulo Fernandes vendeu os restantes 1,34% do capital da Greenvolt através de um processo acelerado de venda, reservado a investidores qualificados, segundo um comunicado divulgado junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Assim que o processo ficar concluído, haverá uma separação total dos negócios do papel e das energias renováveis.

“A Altri, SGPS, S.A. vem por este meio comunicar a conclusão da colocação privada através de um non-secure exclusive accelerated bookbuilding, exclusivamente dirigido a investidores qualificados, de 1.866.119 ações
representativas de 1,34% do capital social e direitos de voto da Greenvolt – Energias Renováveis, S.A. diretamente detidas pela Altri.

Cada uma das ações da Altri na Greenvolt foi vendida por 6 euros, abaixo dos 6,21 euros do preço de fecho da cotação desta terça-feira. A Altri arrecadou 11.196.714 euros com esta operação.

A oferta será liquidada no dia 2 de junho de 2023.

A operação foi comunicada ao mercado antes de a Greenvolt comunicar ao mercado que a Altri tinha reduzido a sua participação acionista na empresa liderada por João Manso Neto de 16,64% para 1,34%. Como ficou abaixo dos 2%, a Altri deixou de ter uma participação qualificada na Greenvolt.

Mudanças nas participações acionistas

A redução expressiva do capital da Altri na Greenvolt decorreu do pagamento de divididos relativos aos resultados da Altri: por cada 100 títulos da Altri, foram dadas oito ações da Altri. A situação reforçou as participações dos maiores acionistas da Greenvolt, conforme indicou nesta terça-feira a empresa de energias renováveis em sucessivos comunicados à CMVM:

  • A Promendo Investimentos, de Ana Menéres de Mendonça, aumentou a participação de 9,62%, para 12,59% e passou a ser a maior acionista individual;
  • A Actium Capital, liderada por Paulo Fernandes, aumentou a participação na Greenvolt de 10% para 12,14%;
  • A Caderno Azul, de João Borges de Oliveira, subiu a participação de 8,70% para 11,21%;
  • A LivreFluxo, de Domingos Vieira de Matos, reforçou o capital de 8,38% para 10,55%;
  • A 1 Thing, Investments, de Pedro Borges de Oliveira, subiu de 5,41% para 7,08%;

A única participação qualificada que ficou inalterada foi do consórcio KWE Partners/V-Ridium Europe e CEEV Partners, com 9,57%, passando a ser o quinto maior acionista na Greenvolt.

(Notícia atualizada às 20h22 após conclusão da venda das ações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri lança venda acelerada para sair do capital da Greenvolt

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião