Costa Silva sugere “remover” imposto aos lucros excessivos para “não penalizar” empresas

  • ECO
  • 1 Junho 2023

Ministro da Economia considera que não se deve "penalizar excessivamente as empresas" e que imposto extraordinário deve ser reavaliado face à melhoria das condições que obrigaram à sua implementação.

O ministro da Economia e do Mar defende que “deve ser removido” o imposto sobre os lucros excessivos, medida adotada em Portugal e na União Europeia na sequência dos ganhos elevados do setor energético como consequência da guerra na Ucrânia e dos altos níveis da inflação, abrangendo também o setor da distribuição.

Em entrevista à rádio Renascença e ao Público, esta quinta-feira, António Costa Silva considera que “esses impostos só se justificam em situações pontuais e esporádicas”, e considerando que o preço da energia tem vindo “a baixar de uma forma muito clara”, com o preço do gás a tocar mínimos de 2021, a taxa sobre os lucros excessivos deve “ser removida”.

“Não podemos penalizar excessivamente as empresas e, sobretudo, as empresas que pelas suas condições e pela sua capacidade são capazes de gerar esse tipo de lucros. Quando eles são realmente excessivos em situações específicas e quando a sociedade tem que fazer toda ela um esforço grande, também é legítimo exigir a essas empresas”, referiu o governante.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa Silva sugere “remover” imposto aos lucros excessivos para “não penalizar” empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião