Dos juros às notas, o BCE trocado por miúdos. Teste os seus conhecimentos neste quiz

O Banco Central Europeu completa 25 anos, sendo responsável pela política monetária na área que engloba duas dezenas de países. Mais de 340 milhões de europeus usam as moedas e notas de euro.

O Banco Central Europeu (BCE) nasceu há 25 anos, a 1 de junho de 1998. Nesta quinta-feira, que marca também o dia das crianças em Portugal, o ECO troca por miúdos a atuação desta instituição que tem estado presente nas vidas dos europeus há um quarto de século, com especial enfoque nos últimos meses, marcados por uma subida dos juros para tentar travar a subida de preços. E com direito a quiz no final.

Este banco central é responsável pela moeda única, o euro e tem como responsabilidade manter a estabilidade de preços — ou seja que não tenham subidas ou descidas demasiado pronunciadas — bem como supervisionar os bancos da Zona Euro. A entidade é ainda responsável pela coordenação da produção e emissão das notas de euro (algumas delas produzidas em Portugal, na fábrica de notas da Valora) e também assegurar o funcionamento da infraestrutura financeira, que permite que o dinheiro circule.

Hoje, mais de 346 milhões de europeus utilizam o euro no dia-a-dia, para fazer compras e pagar serviços. É o BCE que decide quantas notas são produzidas pelos países da Zona Euro, tendo em conta as previsões dos bancos centrais nacionais.

O BCE define a política monetária da Zona Euro, que é atualmente composta por 20 países — depois da entrada da Croácia este ano — tendo como principal objetivo a estabilidade de preços, ou seja, que não oscilem demasiado, para que o dinheiro que tem no bolso não perca (ou ganhe) demasiado valor. É por isso que a instituição se tem redobrado em esforços para controlar a inflação, essencialmente através da subida das taxas de juro diretoras, que acabam por influenciar as taxas que os bancos cobram nos empréstimos e, por isso, tornam mais caros os créditos.

O objetivo é com isso diminuir a procura, ao tornar mais caro o acesso a financiamento, e assim fazer baixar os preços. Estas taxas de juro, que são o que se paga pelo dinheiro que pede emprestado, começando pelos empréstimos do BCE aos bancos comerciais e terminando naqueles concedidos às famílias, são definidas nas reuniões dos governadores do BCE, a cada seis semanas. Atualmente, a taxa dos depósitos situa-se nos 3,25%, o valor mais elevado desde outubro de 2008, e as taxas de juro aplicáveis às operações de refinanciamento e de cedência de liquidez passaram para 3,75% e 4%, respetivamente.

O objetivo da instituição é que a inflação, ou seja, uma subida generalizada de preços, medida através do índice harmonizado de preços no consumidor, se situe nos 2% no médio prazo. Segundo o Eurostat, a taxa de inflação homóloga na Zona Euro acelerou para 7% em abril, ainda longe da meta.

Quem toma as decisões de subir ou descer as taxas de juro é o conselho de governadores do BCE, que é composto por todos os governadores dos bancos centrais nacionais (incluindo por isso Mário Centeno, governador do Banco de Portugal) e os seis membros do conselho executivo do BCE — que é presidido por Christine Lagarde.

O banco central tem ainda outros instrumentos, como programas de compra de ativos para apoiar o crescimento na área do euro e operações de refinanciamento de prazo alargado. Responde perante o Parlamento Europeu, onde se sentam eurodeputados dos vários países da União Europeia.

Os cidadãos dos países da Zona Euro sentem assim o impacto do trabalho do BCE quando viajam, quando fazem compras e também quando pedem empréstimos aos bancos. Isto tudo acaba por influenciar os preços e o comportamento dos consumidores na Zona Euro.

Como é clássico no final de uma aula, podem fazer o teste para confirmar se sabem tudo sobre o BCE e o euro, neste quiz que não é só para crianças.

185

O que sabe sobre o BCE e o euro?

O BCE faz 25 anos e para marcar a data, em que se celebra também o dia das Crianças, preparámos 10 perguntas para testar o seu conhecimento sobre a instituição e o euro.

1 / 10

Quem foi o primeiro presidente do BCE?

2 / 10

Algum português já liderou o BCE?

3 / 10

Quem garantiu que iria fazer “whatever it takes” — o que for preciso — para preservar a integridade do euro?

4 / 10

Quando é que o euro começou a circular?

5 / 10

Qual a nota mais alta do euro que continua a ser emitida?

6 / 10

Vai haver uma moeda de cinco euros?

7 / 10

Quantos países têm o euro como moeda oficial?

8 / 10

Qual foi o último país a aderir ao euro?

9 / 10

Qual destes países não está no euro?

10 / 10

Onde é a sede do BCE?

Your score is

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dos juros às notas, o BCE trocado por miúdos. Teste os seus conhecimentos neste quiz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião