Hoje nas notícias: Huawei, impostos e reforma

  • ECO
  • 1 Junho 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Pequim admite retaliar caso o afastamento da Huawei da rede de 5G nacional se venha a confirmar. O ministro da Economia defende que o imposto sobre os lucros excessivos “deve ser removido”. Especialistas alertam que os novos dados sobre a população portuguesa podem agravar as condições de reforma. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta quinta-feira.

Pequim admite retaliar depois de chumbo da Huawei da rede 5G

Pequim admite retaliar caso o afastamento da Huawei da rede de 5G nacional se venha a confirmar. As autoridades chinesas terão ficado perplexas com o chumbo da tecnológica chinesa emitido pelo Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, estando atualmente a “procurar reunir mais informação junto das autoridades competentes”. A China é há vários anos o quarto maior investidor em Portugal.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Costa Silva sugere “remover” imposto aos lucros excessivos para “não penalizar” empresas

O ministro da Economia defende que o imposto sobre os lucros excessivos, medida adotada na sequência dos lucros que o setor energético estava a registar por causa da guerra na Ucrânia e os altos níveis da inflação, “deve ser removido”. António Costa Silva argumenta que “esses impostos só se justificam em situações pontuais e esporádicas, vincando que as empresas não devem ser penalizadas “excessivamente”. Para o governante, a partir do momento em que as circunstâncias que levaram ao decreto da medida desaparecerem, os impostos “devem ser reavaliados”.

Leia a entrevista completa no Público / Rádio Renascença (acesso livre).

Novos dados sobre população vão agravar condições de reforma

O Governo decidiu não mexer no fator de sustentabilidade utilizado para as reformas antecipadas e na idade da reforma deste ano, apesar de o INE ter revisto a esperança média de vida. Contudo, os novos dados sobre população tendem a aumentar a esperança de vida o que poderá reforçar cortes nas pensões. Os especialistas alertam ainda que se a mortalidade baixar, o fator de sustentabilidade dá um salto em 2024 e a idade da reforma em 2025.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Presidente da República só foi informado sobre SIS seis dias depois

O Presidente da República só foi informado pelo primeiro-ministro da intervenção das secretas seis dias depois dos incidentes no Ministério das Infraestruturas, que ocorreram a 26 de abril. Na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa tinha referido que conversou com ao telefone com o primeiro-ministro a 29 de abril, mas, segundo a RTP, só a 2 de maio a atuação do SIS foi tema de conversa.

Veja a notícia completa na RTP (acesso livre).

Mais de meio milhão de condutores já perderam pontos na carta

Nos últimos sete anos, de meio milhão de condutores perderam pontos na carta de condução e 2607 esgotaram mesmo a totalidade dos 12 pontos, perdendo a licença. Entre o início de junho de 2022 e o final de maio deste ano, houve um aumento de cerca de 43% no número de condutores que perderam pontos, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Huawei, impostos e reforma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião