André Peralta Santos é o novo sub-diretor da saúde (em regime de substituição)

  • ECO
  • 5 Junho 2023

O Ministro da Saúde nomeou André Peralta Santos como subdiretor-geral da Saúde, em regime de substituição.

André Peralta Santos, médico de saúde pública, é o novo subdiretor-geral da Saúde, ainda que em regime de substituição, anunciou esta segunda-feira o ministério da Saúde. A nomeação surge depois de Rui Portugal, anterior sub-diretor, se ter demitido do cargo, na passada quarta-feira, e depois de ter sido aberto, nesta segunda-feira o concurso para encontrar um novo líder para a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Peralta Santos era o atual coordenador do projeto PaRIS – Estudo Internacional sobre os Resultados e Experiências dos Utentes com os Serviços de Saúde.

Médico especialista em Saúde Pública desde 2015 e Assistente de Saúde Pública da carreira médica no Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, ARS Alentejo, desde 2016, André Peralta Santos tornou-se conhecido dos portugueses pelas suas intervenções durante a pandemia de Covid-19. O médico foi diretor de Informação e Análise na Direção-Geral de Saúde em regime de substituição, tendo saído em setembro de 2021, quando a taxa de vacinação primária atingiu os 85%.

André Peralta Santos é professor assistente convidado na Escola Nacional de Saúde Pública, onde leciona nas áreas de Epidemiologia e Ciência de Dados, desenvolvendo investigação relacionada com os impactos de choques externos nos sistemas de saúde, em particular, as consequências de doenças infecciosas com potencial epidémico ou pandémico tanto nos sistemas de saúde como na saúde da população.

Frequentou também o Internato Médico de Saúde Pública no Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, estagiou na Organização Mundial de Saúde (OMS) e na Comissão Europeia (DG-SANTE). É ainda mestre em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em investigação pela Harvard Business School, mestre em Saúde Pública pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Saúde Global pela Universidade de Washington, Estados Unidos da América, onde foi bolseiro Fulbright.

(Notícia atualizada às 20h01 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

André Peralta Santos é o novo sub-diretor da saúde (em regime de substituição)

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião