Já abriu o concurso para substituir Graça Freitas na direção da DGS

O concurso para substituir Graça Freitas apenas abriu meio ano depois do anúncio da saída. Candidaturas têm de ser enviadas até dia 20 de junho.

Seis meses depois, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) abriu o concurso para escolher o substituto de Graça Freitas na liderança da Direção-Geral da Saúde (DGS). Concurso fecha no dia 20 de junho, segundo a página da entidade que gere o recrutamento de dirigentes da Administração Pública.

Foi já no final do ano passado que Graça Freitas, uma das caras mais marcantes do período da pandemia de Covid-19, anunciou a intenção de deixar a liderança da DGS. Desta forma, não foi renovado o mandato, que terminou a 31 de dezembro. Passou assim a ser necessário abrir um concurso para a substituir, mas tal apenas aconteceu agora, após meio ano.

Segundo o anúncio na página da CReSAP, o “procedimento concursal é urgente, de interesse público, não havendo lugar à audiência de interessados e não havendo efeito suspensivo do recurso administrativo interposto do despacho de designação ou de qualquer outro ato praticado no decurso do procedimento concursal”.

Quem se candidatar para trabalhar na Alameda D. Afonso Henriques terá uma lista de 12 atribuições e competências, sendo que pode esperar um vencimento base de 3.854,55 euros, a que acrescem 803,13 euros de despesas de representação. As candidaturas têm de ser apresentadas por via eletrónica na página da CReSAP, até ao final do último dia do prazo de abertura do procedimento concursal.

Um dos nomes apontados para o cargo era o de Rui Portugal, subdiretor-geral da Saúde, mas este apresentou a demissão a semana passada, sem dar a conhecer os motivos, forçando Graça Freitas a regressar de férias para “comandar” a entidade.

Entretanto, o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) admitiu, à agência Lusa, candidatar-se ao cargo de diretor-geral da Saúde, manifestando “imensa preocupação” com o “desinvestimento” do Governo na instituição. No entanto, ainda não é certo quem vai avançar para preencher esta lacuna no topo da DGS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já abriu o concurso para substituir Graça Freitas na direção da DGS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião