Chuva ultrapassou nível de aviso vermelho em três zonas nas serras do Funchal

  • Lusa
  • 5 Junho 2023

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão esta segunda e terça-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e persistente.

A queda de chuva ultrapassou esta segunda-feira o nível de aviso vermelho em três pontos nas serras sobranceiras à cidade do Funchal, na Madeira, indicou o delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Victor Prior.

O responsável explicou, em declarações à agência Lusa, que o limite de 60 litros por metro quadrado em seis horas (60 mm/6 h) foi ultrapassado no Chão do Areeiro, a 1.500 metros de altitude, onde a precipitação atingiu 117 mm, e no Pico Alto, a 1.100 metros de altitude, que registou 110 mm.

Por outro lado, a estação meteorológica situada no Monte, a 600 metros de altitude, já sinalizou 100 mm, ao passo que a baixa do Funchal regista 34,3 mm. A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão esta segunda e terça-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo IPMA e está em vigor até às 15:00 de terça-feira, sendo que a precipitação deverá aumentar de intensidade durante a noite desta segunda.

Aeroporto da Madeira acionou plano de contingência devido a mau tempo

O Aeroporto da Madeira ativou o plano de contingência face ao mau tempo na região, que já provocou o cancelamento de 28 voos, enquanto outros 12 divergiram, revelou a ANA – Aeroportos de Portugal. Segundo uma nota divulgada pela ANA, as condições adversas, sobretudo de forte chuva, devem manter-se durante o dia de terça-feira, tendo sido reforçadas as equipas no terminal para apoio dos passageiros afetados.

A ANA adianta ainda que as unidades de restauração vão funcionar fora do horário normal, o mesmo acontecendo com os balcões de atendimento das companhias aéreas e diferentes empresas. Ainda de acordo com a ANA, também foi ativada a plataforma InMadeira para tentar garantir alojamento e a empresa está igualmente a trabalhar com diversos parceiros para garantir assistência de enfermagem.

Na nota, a empresa indica que “a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para o aumento da tempestade durante o dia de amanhã [terça-feira], pelo que poderão ocorrer mais constrangimentos na operação”. Devido a esta situação, apela aos passageiros que tentem confirmar as respetivas viagens antes de se deslocarem para o aeroporto, evitando aglomerações desnecessárias.

Câmara do Funchal encerra serviços não essenciais

Os serviços administrativos da Câmara do Funchal, museus, espaços culturais, recreativos e desportivos vão estar encerrados na terça-feira para reduzir a circulação de pessoas no concelho, devido às previsões de mau tempo para a Madeira. Em comunicado, o município indica que até ao momento o serviço de Proteção Civil registou 15 ocorrências.

“Face às previsões meteorológicas para o concelho do Funchal, com incidência nas próximas 24 horas, a Câmara Municipal do Funchal decidiu encerrar, para esta terça-feira, os serviços administrativos da autarquia, museus, espaços culturais, recreativos e desportivos”, refere a autarquia em comunicado.

Com o encerramento dos serviços não essenciais, o município pretende reduzir a circulação de pessoas no concelho e aconselha a população a evitar deslocações “para além do estritamente necessário, com particular atenção às recomendações da Proteção Civil Municipal”, lê-se na nota.

Ainda segundo a Câmara do Funchal, esta segunda à tarde os serviços administrativos do município já encerraram mais cedo, “o que terá contribuído para amenizar o tráfego automóvel no centro da cidade”, mesmo nas habituais horas de maior tráfego.

Neste momento encontram-se encerrados os complexos balneares da FrenteMar Funchal, Parque Ecológico, tendo a Câmara do Funchal articulado com a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento o fecho da promenade Funchal – Câmara de Lobos”, refere o município. Na nota, a autarquia apela a que a população se mantenha “tranquila, mas vigilante, devendo recorrer ao 112 em casos de emergência”.

O Serviço Regional de Proteção Civil e os serviços de proteção civil municipais mobilizaram equipas de prevenção e todos os percursos pedestres recomendados nas serras da Madeira foram encerrados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chuva ultrapassou nível de aviso vermelho em três zonas nas serras do Funchal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião