Entrevista a Mónica Carneiro Pacheco. Edição de junho da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 5 Junho 2023

Na Advocatus de junho pode ler a entrevista à sócia da CMS, especiais sobre a gestão de crises das firmas, o impacto da IA em Penal e ainda sobre o idadismo no setor.

Mónica Carneiro Pacheco é a sócia responsável da área de prática de Energia & Alterações Climáticas da CMS. Com mais de 30 anos de experiência, desenvolve a sua atividade na área do Direito Público, com incidência no Direito da Energia, projetos PPP, contratação pública, concessões e ambiente.

Em entrevista à Advocatus garante que o cargo de managing partner “é muito bem desempenhado pelo José Luís Arnaut” e que o líder da CMS têm “ainda muitos anos para nos acompanhar”.

Mónica Carneiro Pacheco, Partner da CMS Portugal, em entrevista ao ECO/Advocatus - 11MAI23
Mónica Carneiro Pacheco, Partner da CMS Portugal, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

Todos os dias as empresas estão suscetíveis a polémicas e “obstáculos” que podem afetar a sua reputação no mercado e, por consequência, afetar os seus negócios. De forma a contornar estes momentos conturbados, as empresas começaram a preparar previamente planos de gestão de crises. O setor da advocacia não é exceção. PLMJ, PRA e Sérvulo admitem ter definido planos de gestão de crises e equipas preparadas para entrar em “ação”.

Nesta edição pode ler também um especial sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) no direito Penal e Processual Penal. A Advocatus questionou três advogados: E se um automóvel totalmente autónomo matar alguém, a quem caberia a responsabilidade? Resposta não é linear e advogados assumem que lei precisa de se “atualizar”. Questionados sobre a possibilidade de a IA vir a substituir um juiz ou até mesmo um advogado num futuro próximo, todos acreditam que não, pelo menos para já.

Já ouviu falar de racismo, sexismo, machismo, certo? E de idadismo? Este é mais um dos tipos de discriminação existente, mas distingue-se por se basear na desigualdade em função da idade. Segundo a OMS, uma em duas pessoas é idadista em relação a pessoas mais velhas. A Advocatus foi tentar ainda perceber que impacto pode ter a idade nos escritórios de advogados, tanto a nível de chefias como de produtividade.

Ana da Ponte Lopes é a advogada do mês desta edição. A nova sócia da Costa Pinto lidera a área de compliance, regulatório e ESG, possuindo uma experiência nas áreas de governo societário, controlo interno e fit and proper, assim como do panorama regulatório do setor bancário e financeiro. Em entrevista admite que “não é fácil para as empresas navegar nestas águas do compliance“.

Ana da Ponte Lopes, sócia da Costa Pinto Advogados, em entrevista ao ECO/Advocatus - 10MAI23
Ana da Ponte Lopes, sócia da Costa Pinto Advogados, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

Tito Arantes Fontes, advogado da Prisma, em entrevista à Advocatus fez um balanço dos primeiros dois anos do escritório. Revelou que o principal desafio que têm atualmente é a “tentação do crescimento” e avançou que um sexto elemento pode também estar no horizonte da Prisma. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Mónica Carneiro Pacheco. Edição de junho da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião