BCE diz que expectativas para inflação caíram “significativamente”

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Junho 2023

Inquérito mensal do BCE mostra que expectativas dos consumidores quanto à inflação na Zona Euro desceram de 5% em março para 4,1% em abril, apesar de avisos de que pressão dos preços permanece forte.

Depois de uma subida “significativa” em março, para 5%, as expectativas dos consumidores em relação à taxa de inflação anual na Zona Euro diminuíram para 4,1% em abril, segundo o inquérito mensal do Banco Central Europeu (BCE), divulgado esta terça-feira. Para os próximos três anos, baixaram de 2,9% para 2,5%.

Estes resultados deverão contribuir para o debate sobre o período de tempo durante o qual os custos dos empréstimos devem aumentar para garantir que a inflação regresse à meta de 2%, numa altura em que se antecipa que o BCE irá novamente aumentar as taxas de juro diretoras na próxima semana. Os investidores e a maioria dos economistas preveem mais dois aumentos de 25 pontos base, para um máximo de 3,75%.

Na segunda-feira, a presidente do BCE, Christine Lagarde, reiterou que as taxas vão subir ainda mais para recuperar o controlo dos preços, dizendo que “não há provas claras” de que a inflação subjacente (que exclui as componentes mais voláteis, nomeadamente energia e alimentação) tenha atingido o seu pico — em maio, mantinha-se acima dos 5%.

Ainda assim, o dirigente do banco central neerlandês e membro do Conselho do BCE, Klaas Knot, avisou esta terça-feira que a Zona Euro está agora a observar efeitos de segunda ordem decorrentes do aumento dos custos da energia, o que significa que será mais difícil baixar os preços no consumidor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE diz que expectativas para inflação caíram “significativamente”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião