CIA foi informada de que forças especiais ucranianas queriam explodir Nord Stream

  • Lusa
  • 6 Junho 2023

Documentos indicam que secretas de um país europeu informaram a CIA, quatro meses após o início da invasão russa da Ucrânia, de que mergulhadores militares estavam a planear ataque ao Nord Stream.

Uma agência de informação de um país europeu avisou a CIA, em junho de 2022, que as forças especiais ucranianas planeavam fazer explodir o gasoduto Nord Stream, noticiou esta teça-feira o Washington Post.

O diário cita informações de vários documentos confidenciais publicados online pelo jovem soldado americano Jack Teixeira, antes de a fuga de informação ter sido descoberta e o suspeito detido em meados de abril.

Os documentos indicam que uma agência de informações de um país europeu não especificado informou a CIA, quatro meses após o início da invasão russa da Ucrânia, de que mergulhadores militares que dependiam diretamente do comandante-chefe das forças armadas ucranianas estavam a planear este ataque ao Nord Stream.

Os gasodutos Nord Stream 1 e 2, concebidos para transportar gás natural da Rússia para a Alemanha, foram atingidos por explosões submarinas em 26 de setembro e ficaram inoperacionais, podendo privar Moscovo de milhares de milhões de dólares em receitas.

Vários países, incluindo a Rússia, a Ucrânia e os Estados Unidos, foram acusados de serem responsáveis, mas todos negaram o facto. De acordo com o Washington Post, os Estados Unidos, tendo sido avisados do alegado ataque planeado, avisaram os seus aliados, incluindo a Alemanha.

De acordo com a agência de informação europeia que forneceu a informação, a operação foi supervisionada pelo general Valeriï Zaloujniï sem o conhecimento do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

As revelações do Washington Post são coerentes com a informação dos investigadores alemães de que uma equipa de seis pessoas munidas de passaportes falsos pediu emprestado um veleiro no porto de Rostock, na Alemanha, para realizar a operação.

A empresa polaca que alugou o iate era, de facto, propriedade de ucranianos. No entanto, a imprensa dinamarquesa noticiou recentemente que um navio da marinha russa especializado em operações submarinas tinha sido fotografado perto da zona de sabotagem pouco antes das explosões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CIA foi informada de que forças especiais ucranianas queriam explodir Nord Stream

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião