Euronext aponta para procura “exponencial” por índices ESG

Ao mesmo tempo que os índices ESG são cada vez mais procurados por investidores, a Euronext afirma que a sua conceção não é fácil e que está ainda à procura da "metodologia certa".

Estamos a ver uma procura exponencial por índices que têm diferentes critérios de sustentabilidade“, indicou Isabel Ucha, a presidente da Euronext em Portugal, no evento de lançamento do livro Climate Finance, de Nuno Fernandes, esta terça-feira.

Isabel Ucha indica que a Euronext se tem dedicado, em grande parte, a montar estes índices com base sustentável, “porque quase não há outra procura”. No entanto, de cada vez que é lançado um novo índice, conta, é habitual existirem questões e críticas por parte dos emitentes, que querem perceber o porquê de determinado peso que lhes é atribuído, por exemplo. “Nós debatemo-nos na construção destes produtos. Temos de encontrar a metodologia certa”, afirmou.

No que toca à sustentabilidade, a Euronext, entende Ucha, tem o papel de desenvolver produtos e criar transparência e a confiança de que são aplicados os “critérios certos”, ao mesmo tempo que ajuda a “construir a abordagem regulatória certa” ao interagir com as autoridades.

Ao mesmo tempo, a dona da bolsa de valores de Lisboa indicou que a Euronext está a dinamizar sessões especiais dedicadas às finanças climáticas pois “existe um número cada vez mais vasto de instrumentos de financiamento” ao dispor das empresas.

Na mesma ocasião, João Talone, presidente do Conselho Geral de Supervisão da EDP, sublinhou que muitas empresas “não têm a capacidade financeira para lidar com o nível de exigência que os reguladores e os mercados de capital estão a pedir” nas matérias de sustentabilidade. A seu ver, para as pequenas e médias empresas, seria mais eficiente o foco em determinados indicadores chave, em vez de se exigir um número mais alargado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext aponta para procura “exponencial” por índices ESG

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião