Portugal é dos países que mais vende dívida pública a famílias

  • ECO
  • 6 Junho 2023

No final de 2022, investidores a retalho detinham cerca de 13% da dívida nacional, o que compara com 8% em Itália, 2,9% em França. Bagão Félix considera que o Governo errou ao terminar com série E.

Com os investidores a retalho a deter cerca de 13% do total da dívida nacional no final do ano passado, Portugal tem uma das maiores parcelas da dívida pública nas mãos das famílias entre os países da União Europeia, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago). A percentagem é apenas próxima dos 8% de Itália, enquanto países como França (2,9%), Alemanha (1,6%) ou Espanha (1%) estão muito abaixo.

A decisão do Governo de mudar as condições dos Certificados de Aforro tem sido alvo de duras críticas por ser considerada uma cedência à banca. Em declarações à TSF (acesso livre), António Bagão Félix considera que o Governo errou ao terminar com a série E dos Certificados de Aforro, apontando que o argumento do Estado, de que está a gerir a dívida pública, “não colhe muito”. Apesar de a taxa de remuneração da série suspensa ser de 3,5%, “em termos líquidos dava 2,52% para o aforrador, mesmo assim longe da taxa de inflação”, assinala o antigo ministro das Finanças e antigo ministro da Segurança Social.

Já Filipe Grilo, especialista em Economia da Porto Business School, admite que “financeiramente esta decisão faz sentido. “Mas discordo desta visão”, ressalva, defendendo que os Certificados devem funcionar mais como um incentivo à poupança do que como uma fonte de financiamento alternativo para o Estado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é dos países que mais vende dívida pública a famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião