Oitante com lucro recorde de 63,8 milhões e dá metade ao Fundo de Resolução

Veículo que gere ativos tóxicos do Banif quase triplicou resultados no ano passado, atingindo lucros recorde de 63,8 milhões, dos quais 32 milhões vão para os bolsos do acionista Fundo de Resolução.

A Oitante quase triplicou os lucros no ano passando, atingindo um resultado recorde de 63,8 milhões de euros, graças sobretudo à venda dos fundos da ECS — o maior negócio imobiliário realizado em Portugal em 2022. Com isto, o veículo que gere ativos tóxicos que eram do Banif vai entregar ao Fundo de Resolução 32 milhões de euros em dividendos.

De acordo com o comunicado da entidade liderada por Manuel Artiaga Barbosa, os resultados “foram suportados pelo crescimento dos proveitos e pelo controlo dos custos operacionais e financeiros”, o que permitiu que o capital próprio tenha crescido quase 50% para 199 milhões de euros, que compara com os 50 mil euros quando iniciou atividade em dezembro de 2015, quando o Banif foi resolvido e vendido ao Santander.

A venda de ativos imobiliários rendeu 74 milhões de euros, dos quais 50,4 milhões são relativos a ativos diretamente detidos pela Oitante. Outros 8,6 milhões de euros em ativos pertenciam à Banif Imobiliária e 14,9 milhões a fundos imobiliários.

Por outro lado, a carteira de crédito problemático registou uma redução de 27,9 milhões de euros, sendo que a diminuição da exposição permitiu “encaixar recebimentos na ordem dos 19,6 milhões”. E isto enquanto a redução do peso das participações em ativos financeiros através da venda e reduções de capital gerou um ganho de 44,7 milhões.

A Oitante fala em “realização eficiente” da sua atividade que permitiu fechar 2022 com um saldo de liquidez de 79 milhões de euros.

“A Oitante continuará determinada e manterá o seu propósito na execução da estratégia preconizada, assente no desinvestimento dos ativos recebidos, com o claro objetivo de continuar a criar valor para o acionista”, acrescenta a entidade que já teve lucros de 210 milhões de euros desde 2015.

Oitante lucra 210 milhões desde 2015

Fonte: Oitante

FdR ainda perde 489 milhões com resolução do Banif

Desde a resolução do Banif, há quase oito anos, a Oitante já liquidou toda a dívida que tinha perante o Santander, que atingiu os 750 milhões de euros, algo que também foi sinalizado pelo Fundo de Resolução num comunicado separado.

Em relação aos dividendos, a Oitante pagou 15 milhões em 2021, absteve-se no ano passado devido à crise pandémica e agora passa um cheque de 32 milhões que já foi aprovado na assembleia geral realizada no dia 5.

O fundo liderado por Máximo dos Santos adianta que os valores obtidos e a obter pela sua participação de 100% no capital da Oitante “contribuirão para a redução dos prejuízos de 489 milhões de euros suportados por este fundo na resolução do Banif e serão utilizados no reembolso da dívida do próprio Fundo de Resolução, nomeadamente perante o Estado”.

(Notícia atualizada às 11h12)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oitante com lucro recorde de 63,8 milhões e dá metade ao Fundo de Resolução

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião