COTEC quer capacitar empresas tecnológicas portuguesas para internacionalização

Co-financiada pela COTEC Portugal (Associação Empresarial para a Inovação) e pelo programa COMPETE 2020, a iniciativa pretende abranger cerca de 150 empresas até ao final do ano.

Capacitar as empresas tecnológicas portuguesas para a entrada em mercados internacionais, acelerando o desenvolvimento e crescimento dos seus negócios” – é este o objetivo do programa CONNECT 4.0, uma iniciativa promovida pela COTEC, cujo lançamento decorre durante o mês de junho.

Jorge Portugal, diretor geral da COTEC Portugal, explica, citado em comunicado, que o programa “será um importante contributo para reforçar as condições de internacionalização do tecido empresarial português no setor 4.0, incentivando a soberania digital, o aumento das exportações tecnológicas e a visibilidade internacional do nosso país na indústria 4.0”.

Para isso, o programa conta com o apoio de empresas de grande dimensão – como a Altice, a Brisa, a Glintt ou a Siemens – que vão funcionar como empresas “âncora”, ao tirarem partido da sua posição internacional. O objetivo é que se aproveite um “efeito de arrastamento”, tendo em conta que estas empresas maiores já têm acesso a mercados externos.

Estas empresas vão assim receber nas suas instalações eventos de apoio à capacitação de PME para a internacionalização, estando a primeira sessão agendada para terça-feira, dia 13 de junho, no Altice Labs, em Aveiro. “Adicionalmente, o programa pretende utilizar plataformas e marketplaces online para estimular e concretizar interações eficientes entre potenciais parceiros de negócios, promovendo a formação de novos ecossistemas de soluções direcionados a mercados internacionais”, explica-se em nota de imprensa.

A plataforma CONNECT, que será lançada durante o mês de junho, será o “veículo operacional” que permitirá “capacitar e treinar as empresas tecnológicas no desenvolvimento de técnicas de marketing e comerciais online e nas interações com empresas estabelecidas em mercados internacionais”.

Esta plataforma permitirá ainda a “abordagem do ‘processo de capacitação’ voltada para a atuação prática e para a experimentação, valorizando a aquisição de conhecimento empírico combinado com ferramentas de análise e partilha de experiência de especialistas acessível sobre a forma de conteúdos (escritos ou vídeos)”, adianta-se em comunicado.

Segundo os dados avançados, no mesmo comunicado, o setor das tecnologias de informação nacional é composto por cerca de 24 mil empresas, 147 mil colaboradores qualificados (3,6% do emprego em Portugal) e por receitas superiores a 21.101 milhões de euros (o equivalente a 5,4% do total do volume de negócios das empresas portuguesas).

Esta iniciativa surge, no entanto, tendo em conta que em 2020 as receitas provenientes de mercados externos foram de 4.410 milhões de euros, o que corresponde a 24% das receitas totais do setor, valor “substancialmente inferior ao peso médio das exportações na economia nacional“.

Neste sentido o projeto é encarado pela pela COTEC Portugal “como uma oportunidade para a promoção da oferta tecnológica, estimulando novas formas de internacionalização do setor 4.0 nacional mais eficientes e que tirem maior partido da realidade global dos marketplaces digitais“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

COTEC quer capacitar empresas tecnológicas portuguesas para internacionalização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião