Hoje nas notícias: secretas, medicamentos e PS
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Nem todos no PSD estão de acordo com uma nova comissão de inquérito ao SIS, sendo esse o caso do ex-líder parlamentar Paulo Mota Pinto. Comprar medicamentos de venda livre em parafarmácias permite poupar, em média, até quase três euros. António Costa mantém-se firme à frente do PS, mas já há quem no partido esteja de olho no lugar de topo, para quando o primeiro-ministro deixar o cargo. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.
Inquérito às secretas é “desproporcionado”, defende Paulo Mota Pinto
O antigo líder parlamentar do PSD, Paulo Mota Pinto, mostra-se contra a algumas ações do partido no âmbito do caso que envolve João Galamba, defendendo mesmo que uma comissão de inquérito ao SIS seria “desproporcionado”, porque “os factos não justificam isso”. Além disso, em entrevista ao Público e à Renascença, o social-democrata deixa avisos para os riscos de populismo no ambiente político e pede união ao PSD.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Medicamentos de venda livre chegam a ser 14% mais caros nas farmácias
Os medicamentos de venda livre chegam a ser 14% mais caros nas farmácias do que nas parafarmácias das grandes superfícies, segundo um estudo da Deco, que comparou o preço de um cabaz de 26 medicamentos, em diferentes locais do país. Comprar em parafarmácias permite poupar, em média, até quase três euros. O cabaz de 26 medicamentos é, em média, mais barato em Castelo Branco, Guarda e Santarém.
Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre)
“Empresas ganharam poder de mercado e isso acentuou a inflação”, diz de Grauwe
O economista Paul de Grauwe disse ao Jornal de Negócios que as “empresas ganharam poder de mercado e que isso acentuou a inflação”. Segundo o especialista, nas últimas três décadas as grandes empresas europeias concentraram o poder em si mesmas, o que agravou a inflação, e que resultou em lucros acrescidos. Acrescenta ainda que “é irracional reduzir divida conforme regras da UE”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Há sete socialistas atrás do lugar de António Costa
António Costa está à frente do PS e lidera um Governo de maioria absoluta, mas já há peças a mexer para chegar ao seu lugar quando sair. São neste momento sete os socialistas que estão de olho na liderança do PS, vários dos quais são atualmente ministros no Executivo de Costa: Duarte Cordeiro. Ana Catarina Mendes, Mariana Vieira da Silva, Fernando Medina e José Luís Carneiro. A esta lista de ministros junta-se ainda o recém “excluído” Pedro Nuno Santos, bem como António José Seguro, que tem deixado pistas para um possível regresso em 2026.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Falta de funcionários resulta em tempos de espera agravados para renovação de documentos
“Défice crónico” de pessoal está a resultar no agravamento de tempos de espera na renovação de documentos. Atualmente, os prazos podem chegar a até três meses para procedimentos essenciais como renovação do passaporte ou cartão do cidadão. O sindicado aponta que embora tempos de espera tenham diminuído, prevê-se um aumento de atrasos e até o encerramento de conservatórias em 2023.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: secretas, medicamentos e PS
{{ noCommentsLabel }}