Pedro Castro e Almeida substitui António Simões como presidente do Santander Europa

  • Joana Abrantes Gomes
  • 15 Junho 2023

Com António Simões de saída, o CEO do Santander em Portugal foi promovido a presidente do banco para a Europa, que inclui os mercados do Reino Unido, Polónia, Espanha, além da operação portuguesa.

O CEO do Banco Santander Portugal, Pedro Castro e Almeida. TIAGO PETINGA/LUSA

Pedro Castro e Almeida vai substituir António Simões no cargo de presidente do Santander para a Europa, acumulando assim com as funções de CEO da instituição em Portugal, anunciou o banco esta quinta-feira em comunicado.

“Pedro Castro e Almeida mantém-se como CEO do Santander Portugal e irá liderar a transformação na região. Com responsabilidade pelo negócio da Europa (incluindo os bancos Santander em Espanha, Reino Unido, Polónia e Portugal), reportará ao CEO do Grupo, Héctor Grisi. Os CEO de Espanha, Reino Unido e Polónia irão reportar-lhe diretamente”, acrescenta a mesma nota enviada às redações. O presidente executivo do Santander em Portugal foi eleito para o cargo em 2019 e viu o mandato renovado três anos depois, até 2024.

A nomeação só tem efeitos a partir de 1 de setembro, já que está sujeita a aprovações regulatórias. Por isso, António Simões — que deixará o banco para assumir novas funções como CEO do Grupo Legal & General plc — mantém-se funções para assegurar a transição.

António Simões integrou o Santander em 2020, acumulando a função de CEO de Espanha e responsável pela região Europa, e nestes três anos “desempenhando um papel fundamental na transformação do negócio do banco na Europa”, sublinha mesma nota, que recorda o aumento dos resultados após impostos na Europa de 1,1 mil milhões de euros em 2020 para 3,8 mil milhões em 2022, e os lucros superiores a 19% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o período homólogo.

“Estou extremamente orgulhoso do progresso que fizemos nos últimos três anos na transformação do nosso negócio na Europa. Juntos, alcançámos uma série de conquistas e estou muito grato à equipa pelo seu compromisso e trabalho árduo, e à Ana e ao Héctor pelo seu apoio constante. Desejo ao Pedro e à equipa imenso sucesso no futuro e acredito que continuarão a avançar na criação de One Santander”, disse António Simões citado no mesmo comunicado.

Pedro Castro e Almeida garante estar “muito satisfeito” com a “oportunidade de liderar” o negócio na Europa. “Continuaremos a trabalhar focados numa nova fase de criação de valor para atingirmos os objetivos definidos este ano no Investor Day”, acrescentou.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Castro e Almeida substitui António Simões como presidente do Santander Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião