BEI, FEI e Santander têm 162 milhões para aumentar eficiência energética dos edifícios

O grupo BEI e o Santander querem apoiar o financiamento de novos investimentos em eficiência energética, com a construção ou reabilitação de edifícios de consumo energético muito reduzido em Portugal.

O grupo BEI (Banco Europeu de Investimento e Fundo Europeu de Investimento) e Santander oficializaram uma nova operação de securitização para apoiar o financiamento de novos investimentos em eficiência energética, na construção ou reabilitação de edifícios de consumo energético muito reduzido em Portugal.

De acordo com a nota divulgada, esta segunda-feira, o objetivo é “facilitar a concessão de novas hipotecas verdes e sustentáveis” para particulares e empresas que estão a investir na reabilitação de edifícios ou em novas construções com altos padrões de eficiência energética, cumprindo com as condições de elegibilidade definidas pelo BEI.

O acordo foi assinado em Lisboa, pelo vice-presidente do Santander Portugal, Manuel Preto, o administrador do Santander Portugal, Amílcar Lourenço, o vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, e o administrador do FEI, George Passaris, fazendo desta a primeira operação de securitização sintética do Santander com o Grupo BEI em Portugal.

No âmbito da transação, o grupo BEI fornece uma garantia ao Santander não financiada de 81 milhões de euros que permitirá ao Santander financiar novos investimentos em eficiência energética por um valor igual ao dobro da garantia do grupo BEI.

Segundo a nota, as operações beneficiarão de spreads “competitivos”, estando sujeitas à aprovação do banco.

Os projetos podem atingir um investimento até 25 milhões de euros, com um montante máximo de financiamento até 12,5 milhões de euros, e um prazo mínimo de dois anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BEI, FEI e Santander têm 162 milhões para aumentar eficiência energética dos edifícios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião