Portugueses compraram quase 584 milhões de euros no El Corte Inglés no último ano

Ao fim de 21 anos de atividade em Portugal, El Corte Inglés atinge lucros recorde de 19,5 milhões de euros no exercício de 2022 e sobe vendas em 20%, reclamando ganhos de quota de mercado no país.

A empresa portuguesa do Grupo El Corte Inglés registou um volume de negócios de 583,9 milhões de euros no exercício de 2022, fechado a 28 de fevereiro deste ano. Uma subida de 20,2% face ao ano anterior, ainda marcado pela pandemia, e um ganho de quota de mercado, dada a evolução mais curta (5,7%) no consumo privado em Portugal.

O grupo espanhol que detém dois grandes armazéns em Lisboa e Vila Nova de Gaia detalha que o resultado líquido do exercício atingiu um novo valor recorde de 19,5 milhões de euros, ao fim de 21 anos de atividade no país. O EBITDA subiu para 51 milhões de euros, 13% acima do valor alcançado no exercício de 2021, segundo o relatório e contas apresentado esta sexta-feira em Madrid.

Num ano em que os custos com pessoal subiram 16%, para 81 milhões de euros, e em que investiu mais de cinco milhões de euros na renovação dos espaços comerciais, na transformação digital e nos sistemas integrados de gestão, as despesas de exploração ascenderam a 557 milhões (+21%) e a empresa diz ter “contribuído para a economia portuguesa” com 76 milhões de euros em impostos diretos e contribuições para a Segurança Social.

O grupo retalhista sublinha que estes valores são “o resultado da confiança alcançada junto dos clientes fidelizados e também do excelente desempenho das vendas a turistas e dos resultados das vendas online. Já a perspetiva otimista do El Corte Inglés para este ano é justificada pelo “comportamento dos clientes estrangeiros e pelo aumento das vendas online, que permitem aumentar a base de clientes a todo o país, de forma permanente”.

A nível global, o Grupo El Corte Inglés ultrapassou os 15.327 milhões de euros em volume de vendas, com o lucro operacional de 207 milhões de euros a ficar acima do valor pré-pandemia. Já o lucro líquido total aumentou sete vezes, atingindo os 870 milhões de euros “graças a operações extraordinárias”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses compraram quase 584 milhões de euros no El Corte Inglés no último ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião