Produção e consumo de carvão na Europa voltam a subir em 2022
A produção de carvão castanho é prevalente sobretudo na Alemanha, de longe o maior produtor em 2022.
A União Europeia aumentou a produção de carvão em 2022, num salto de 5% face a 2021, para as 349 milhões de toneladas. O consumo também subiu, neste caso 2%, para 454 milhões de toneladas, num ano marcado pela invasão da Rússia à Ucrânia que ditou fortes perturbações no fornecimento de energia e uma subida em flecha dos preços do gás natural.
A tendência de subida verifica-se desde 2021, e assenta sobretudo no “carvão castanho”, que tem um fraco valor energético, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat.
A produção de carvão castanho é prevalente sobretudo na Alemanha, de longe o maior produtor em 2022. É responsável por 131 milhões de toneladas, ou seja, 44% da produção total de carvão castanho na Europa. Segue-se a Polónia, com uma produção ligeiramente acima dos 100 milhões de toneladas, mas que em apenas 19% se trata deste carvão castanho. Seguem-se a Bulgária e a Chéquia, com um peso em torno dos 11%.
Este carvão é geralmente usado para produzir eletricidade, sendo consumido domesticamente, e chega a ser a principal fonte de energia nalguns países dos Balcãs, embora mesmo nestes territórios o consumo de carvão tenha vindo a decrescer, substituído por energias renováveis e gás natural.
Fora o carvão castanho, existe uma outra forma, com mais conteúdo energético, que só é produzida na Polónia e na Chéquia. Foram produzidos, no total, 55 milhões de toneladas em 2022. O consumo foi mais elevado, mais do triplo, na ordem dos 160 milhões de toneladas.
Recorde-se que, em Portugal, a produção de energia a partir do carvão terminou em 2021, com o encerramento da central do Pego, em Abrantes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção e consumo de carvão na Europa voltam a subir em 2022
{{ noCommentsLabel }}