5 coisas que vão marcar o dia

Esta quarta-feira, termina o Fórum do BCE, em Sintra. Serão conhecidos dados dos empréstimos e depósitos bancários, bem como do turismo. Vários ministros vão ser ouvidos no Parlamento.

No dia em que termina o fórum anual do Banco Centro Europeu (BCE) em Sintra, o Banco de Portugal vai dar a conhecer a evolução dos empréstimos e depósitos bancários. Serão ainda conhecidos dados sobre o turismo. Esta quarta-feira, Fernando Medina, Mariana Vieira da Silva e Catarina Sarmento e Castro vão ser ouvidos no Parlamento.

BCE termina fórum anual em Sintra

Hoje é o último dia do fórum anual do Banco Central Europeu (BCE), que decorre desde segunda-feira em Sintra e que trouxe a Portugal alguns dos principais banqueiros centrais, economistas e académicos internacionais. Entre outros temas, o programa contra com um debate sobre política monetária moderado pelo vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, numa altura em que os bancos centrais têm subido os juros para tentar puxar a inflação de volta à meta de 2%.

BdP mede fuga dos depósitos

O Banco de Portugal (BdP) divulga os dados sobre os empréstimos e depósitos bancários referentes ao mês de maio. Na última publicação, relativa ao mês anterior, os dados mostraram que, apesar de os particulares terem retirado cerca de 447 milhões de euros de depósitos, as empresas compensaram essa saída de dinheiro, aplicando quase 479 milhões de euros.

Vários ministros ouvidos no Parlamento

O dia vai ser marcado por várias audições de ministros na Assembleia da República. O ministro das Finanças, Fernando Medina, será ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, vai ser ouvida na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação. Já a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, vai ser ouvida na Comissão Assuntos Constitucionais.

Greves e manifestações podem afetar serviços

A CGTP promete para esta quarta-feira centenas de greves e manifestações de norte a sul do país, e também nas regiões autónomas. Estão previstas ações em múltiplos setores, do público ao privado, com possíveis impactos nas indústrias alimentar e metalúrgica, na hotelaria e no comércio, incluindo uma greve nacional na grande distribuição. Há ainda greves marcadas na Altice, nas lojas da EDP, entre outros estabelecimentos.

INE tira “foto” ao setor do turismo

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a Conta Satélite do Turismo para Portugal referente ao ano passado. Os dados permitirão dar a conhecer qual o peso do setor na economia nacional, bem como a despesa dos residentes e não residentes. Em 2022, a atividade turística mantinha-se abaixo dos níveis pré-pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião