SME EnterPRIZE premia PMEs portuguesas com boas práticas ambientais
A 2ª edição dos prémios decorre simultaneamente em 9 países, incluindo Portugal, onde a EY é knowledge partner. A Tranquilidade premeia estratégias de sustentabilidade com 15 mil euros.
O SME EnterPRIZE, prémio europeu de sustentabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PME), promovido pelo Grupo Generali, está na sua 2ª edição, mais uma vez com o objetivo de incentivar modelos de negócio sustentáveis na Europa. A Tranquilidade, seguradora parceira dos prémios, vai reconhecer PMEs inovadoras em Portugal, com produtos e serviços avaliados em 15 mil euros.
A iniciativa, que decorre simultaneamente em 9 países, reuniu candidaturas até ao final de maio, em vários países europeus, incluindo Portugal, onde a EY é knowledge partner e o júri é composto por personalidades independentes. Além de valorizar as boas práticas ambientais, este ano, o SME EnterPRIZE também reconhecerá as iniciativas das PMEs no âmbito social.
Os objetivos do SME EnterPRIZE são apoiar as PMEs nos seus esforços de sustentabilidade, e reconhecer práticas que combinem competitividade e equilíbrio ambiental. O prémio destaca as PMEs que promovem a redução de emissões de gases e do efeito estufa, a otimização de recursos e consumo, a reciclagem, a recuperação de matérias-primas e a economia circular. Valoriza aquelas que pensam no bem-estar dos seus colaboradores, das suas famílias e das comunidades onde operam.
No âmbito dos prémios, a universidade italiana SDA Bocconi School of Management realizou uma pesquisa com 1.200 PMEs europeias, observando que as PMEs dos diversos países apresentam ritmos diferentes nos processos rumo à sustentabilidade. Portugal ocupa a 3ª posição, logo após Alemanha e Itália, no ranking dos países onde a maior percentagem de PMEs possui uma abordagem estratégica para a sustentabilidade.
Quando questionadas sobre os apoios mais relevantes, a maioria das PMEs (73%) afirmou que é importante que os governos ofereçam incentivos fiscais que promovam a sustentabilidade. Em seguida, os fundos da União Europeia, que financiam a transição verde, foram apontados por 67% das PMEs.
As PMEs identificaram o aumento do preço da energia, a inflação e a guerra na Ucrânia como os principais obstáculos para a sua abordagem sustentável.
Aquelas que já iniciaram sua jornada rumo à sustentabilidade destacam os benefícios dessa opção estratégica: 82% das PMEs pesquisadas relataram uma melhoria no impacto ambiental, 75% mencionaram uma melhoria na satisfação dos clientes e 64% destacaram uma melhoria na reputação e no diálogo com os stakeholders.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
SME EnterPRIZE premia PMEs portuguesas com boas práticas ambientais
{{ noCommentsLabel }}