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Filipa Appleton, Nuno Jerónimo e Rodrigo Albuquerque são os Best Professional to Work do marketing e publicidade

Carla Borges Ferreira,

Os resultados fazem parte do Best Agency to Work for 2023, um estudo realizado pela Scopen junto de 753 profissionais de 56 agências e partilhado em exclusivo com o +M.

 

Filipa appleton, Nuno Jerónimo e Rodrigo Albuquerque
Filipa appleton, Nuno Jerónimo e Rodrigo Albuquerque

Filipa Appleton, atual diretora de marketing da Galp e a partir de setembro diretora de brand marketing do Continente, Nuno Jerónimo, fundador e diretor criativo d’O Escritório, e Rodrigo Albuquerque, managing partner da Arena Portugal, são os Best Professional to Work das marcas, das agências criativas e das agências de meios.

Os resultados fazem parte do Best Agency to Work for 2023, um estudo realizado pela Scopen junto de 753 profissionais de 56 agências e partilhado em exclusivo com o +M.

O estudo, que será apresentado ao final da tarde desta segunda-feira em Lisboa, identifica as agências mais atrativas para trabalhar – eleitas pelos próprios profissionais das agências – e também as Melhores Marcas para Trabalhar.

E, de acordo com esta segunda edição, O Escritório volta a ser considerada, pelos profissionais das agências, como a agência criativa mais atrativa para trabalhar. Segue-se, na segunda posição, a Uzina e a fechar os lugares do pódio a Stream & Tough Guy (SATG). O Top 3 é assim ocupado, destaca a Scopen, por três agências independentes.

Fuel, Fullsix, Funnyhow, Nossa, Pepper, Wunderman Thompson e Judas, encerram o ranking das agências criativas mais atrativas, com a FunnyHow, Nossa, Pepper e Judas e integrarem pela primeira vez este top.

A Scopen elaborou também o ranking das agências que integram redes internacionais. Neste, a Fuel, do grupo Havas, é a agência que ocupa a primeira posição. Segue-se, do mesmo grupo, a Fullsix e, na terceira posição, a Wunderman Thompson, do grupo WPP.

Fullsix, comOn e Pepper lideram o Top 3 das agências digitais, no qual surgem ainda nomeadas a Nossa, Uzina, Funnyhow, Wycreative, O Escritório, Fuel e a Adagietto.

“Foi importante trazer o eixo das agências digitais a este estudo”, diz Alexandra Machás, managing director da Scopen Portugal ao +M. “Considero que o trabalho feito por estas agências é altamente relevante mas menos visível, são quem tem a criatividade no digital, o analytics, a performance, a gestão de conteúdos e criação de conteúdos online que impulsionam o negócio das marcas“, reforça. Neste ranking, a responsável chama a atenção para a entrada da NTT Data. “As consultoras tendem a criar um posicionamento na indústria criativa, como se observa em Espanha de forma mais evidente”, justifica.

Consideramos igualmente interessante ver o duplo posicionamento das agências em ambos os eixos, da criatividade e do digital, apontando a uma integração de disciplinas que muitas vezes os marketers gostariam de ter juntas na mesma ‘super’ agência e que muitas vezes os marketers associavam mais às agências de network“, prossegue. “Pois essa já não é a realidade atual”, diz, dando como exemplo agências como a Nossa ou a Funnyhow, mas igualmente a Pepper, Uzina, Fuel, entre outras, enumera.

No ranking das agências de meios a Dentsu volta a ser nomeada, entre os profissionais das agências, como a agência de meios mais atrativa para trabalhar. Ao segundo subiu este ano a Arena Media e na terceira posição mantém-se a Initiative. Além das agências de meios nomeadas no Top 3 do Best Agency To Work For, surgem no Top 5 a Havas Media e a UM – Universal McCann. Media Gate. OMD, Zenith, PHD e Starcom encerram o top. As agências do GroupM, importa referir, não integraram o estudo.

Passando das agências para as marcas, o Lidl é visto pelas agências – na soma das agências criativas de meios – como a marca cuja comunicação é mais atrativa para trabalhar, tal como aconteceu em 2021, na primeira edição do estudo. Na segunda posição surge agora a Ikea e na terceira a Super Bock, marcas já nomeadas em 2021. Estas três posições mantém-se estáveis no inquérito respondido pelas agências criativas, mas mudam quando a avaliação é feita pelas agências de meios. Nesta, surge na primeira posição a Vodafone, seguida pelo Continente e pelo Lidl.

Mais de 250 marcas foram mencionadas como mais atrativas para trabalhar a sua criatividade no Best Brand to Work em Portugal, o que revela o elevado interesse da indústria criativa a trabalhar uma elevada diversidade de marcas nacionais ou internacionais“, conclui a Scopen.

Foram também mencionadas cerca de 130 marcas em campanhas pelos 753 profissionais de agências ouvidos pela Scopen. Para estes, a Nos e o Lidl são as marcas com melhores campanhas. O destaque foi para a campanha de Natal da Nos – Carrossel, Solidão Natal –, seguindo-se a campanha Tacho, do Lidl, e a Saúde Mental Natal, da Vodafone. Ikea, Worten, Superbock, Betclic, Meo, Zippy, Penguin, Samsung e Continente são as restantes marcas com melhores campanhas, de acordo com este estudo. A sondagem foi realizada em maio e junho, antes de Cannes Lions.

E, para além de agências e marcas, o estudo aponta também o Best Marketer to Work With. Filipa Appleton é a profissional nomeada na primeira posição, seguida por Leonor Dias (Vodafone), António Fuzeta da Ponte (Worten), Tiago Simões (Continente) e Rita Torres Batista (Nos). “Mais de 250 marketers foram mencionados, o que revela o elevado interesse da indústria criativa a trabalhar uma elevada diversidade de personalidades do marketing e comunicação das marcas, onde sobretudo se destacam no Top 5 os responsáveis de marcas nacionais e ainda uma marca internacional”, aponta a Scopen.

Nas agências criativas surge Nuno Jerónimo na primeira posição do ranking Best Profissional to Work With. Miguel Durão, Susana Albuquerque, João Ribeiro, Andreia Ribeiro e João Madeira encerram o top 10.

Nas agências de meios a primeira posição é ocupada agora por Rodrigo Albuquerque, managing partner da Arena Portugal. Rui Freire, Sandra Alvarez, Rita Amzalac e Teresa Morgado são os restantes profissionais que integram a lista dos mais mencionados neste ranking.

Considero relevante realçar destes resultados a elevada correlação entre a nomeação da Agência Mais Atrativa para Trabalhar com a Marca que mais gostariam os profissionais de trabalhar e ainda os marketers nomeados e pessoas das agências“, destaca Alexandra Machás. “A ‘coragem’ e criatividade é claramente a ‘chave’ disto tudo, pelo trabalho conjunto das agências com as marcas. Um exemplo é claramente o Lidl, a sua Agência O Escritório e os profissionais envolvidos, desde Nuno Jerónimo e até a Havas Media, com Rita Amzalak, e o histórico de trabalho da Filipa Appleton aquando diretora de marketing do Lidl e depois na Galp”, refere a título de exemplo.

“Para me ‘estragar’ a correlação temos depois casos como a agência StreamandTough Guy que, de facto, com clientes de menor visibilidade, são uma agência atrativa com um crescendo impressionante, sendo apenas dois na equipa, Miguel Durão e João Ribeiro”, acrescenta a responsável pelo estudo.

Onde quero chegar com estes exemplos? E poderia dar outros, é simples… quando se atinge a criatividade perfeita, a correlação de atratividade à agência-marca-marketer é igualmente perfeita, liderando em exemplaridade e modelos a inspirar os profissionais deste setor a atrair talento criativo, às agências e às marcas”, conclui Alexandra Machás.

A sondagem foi realizada nos meses de maio e junho (online), junto dos profissionais das agências que trabalham a criatividade, o digital e os meios. No total a consultora reuniu respostas de 753 profissionais, de 56 agências, representando 70% das agências criativas/digitais e 30% das agências de meios, explica.

Nesta edição foram entrevistados um total de 753 profissionais das agências (553 de agencias criativas/digitais e 220 de agências de meios), um crescimento versus a amostra de 390 respostas, de 39 agências, da primeira edição.

Cada agência soma um total de scorings, que corresponde à sua votação (nomeação) considerando a posição em que é nomeada pelos profissionais das agências. Assim a cada agência votada na primeira posição é multiplicado o total de nomeações por 5, adicionando o total de nomeações na 2ª posição multiplicado por 3 e as nomeações na 3ª posição, obtendo-se o Total Scoring de cada agência para o ranking. As restantes nomeações – Melhor Marca, Marketer e profissionais das agências – são aferidos por uma soma simples das nomeações obtidas, descreve a Scopen.

Esta ação está inserida no âmbito do barómetro Agency Scope, estudo realizado de dois em dois anos, em 12 países, e que avalia as agências em termos da sua imagem, atratividade e posicionamento.

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