Fornecedores chamados ao segundo concurso de compras conjuntas de gás

O concurso decorre de 7 a 10 de julho e abrange 15.920 milhões de metros cúbicos de gás solicitados por 49 empresas para o período entre agosto de 2023 e março de 2025.

A Comissão Europeia convidou os fornecedores “fiáveis” de gás natural a nível internacional a apresentarem propostas no âmbito do segundo concurso de compra conjunta de gás da União europeia.

O processo decorre de 7 a 10 de julho e abrange 15.920 milhões de metros cúbicos de gás solicitados por 49 empresas para o período entre agosto de 2023 e março de 2025. Quase metade desta procura agregada é de gás natural liquefeito (GNL).

A procura agregada das empresas europeias neste segundo concurso ultrapassa os 11.600 milhões de metros cúbicos solicitados durante o primeiro exercício, “o que demonstra a importância crescente da Plataforma Energética da UE para a nossa segurança energética”, escreve a Comissão num comunicado.

A aquisição conjunta de gás pela UE apoia o Plano REPowerEU para diversificar o aprovisionamento energético fora da Rússia e reforçar a segurança do aprovisionamento antes do próximo inverno. É possibilitado pelo mecanismo AggregateEU da UE, que permite às empresas agregar a procura de gás e fazer a sua correspondência com ofertas no mercado mundial.

O mecanismo, com mais de 150 empresas aderentes até à data, está aberto a todos os Estados-Membros da UE e às partes contratantes da Comunidade da Energia. Seguir-se-ão mais três concursos até ao final de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fornecedores chamados ao segundo concurso de compras conjuntas de gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião