Português João Negrão vai liderar Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia
Portugal venceu a eleição para liderar o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia. A eleição decorreu esta quarta-feira.
O português João Negrão foi o candidato escolhido pelos Estados-membros da União Europeia (UE) para o cargo de diretor executivo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). A eleição decorreu esta quarta-feira e o processo de nomeação será formalmente concluído com a sua adoção pelo Conselho da União Europeia.
“A nossa estratégia para o reforço da presença de portugueses nas instituições europeias teve hoje uma concretização muito importante, com a eleição de um português para liderar uma das maiores e mais relevantes agências da União Europeia. É com grande satisfação que vemos este esforço a dar frutos e que elevamos o perfil de Portugal na condução dos destinos europeus”, comentou o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, citado em comunicado.
João Negrão, jurista de formação, tem mais de 20 anos de experiência na área da propriedade industrial, tanto ao nível nacional como europeu, exercendo o cargo de presidente das Câmaras de Recurso do EUIPO desde 2020. Anteriormente, desempenhou funções enquanto diretor de cooperação internacional e assuntos jurídicos daquele Instituto e enquanto diretor de relações internacionais, assuntos jurídicos e promoção da inovação no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
O EUIPO gere os direitos conferidos pelas marcas e os desenhos e modelos da União Europeia, aplicáveis em todo o espaço da União. Com sede em Alicante, Espanha, esta agência da UE tem mais de mil funcionários espalhados por vários países europeus e um orçamento de mais de 300 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Português João Negrão vai liderar Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia
{{ noCommentsLabel }}