Rentrée política arranca hoje. Por onde vão andar os partidos?
Começando pelo Algarve em agosto e rumando mais para norte em setembro, os partidos juntam os militantes para reabrir a época política antes do Parlamento voltar aos trabalhos.
A rentrée política arranca em força este sábado, com os partidos a juntarem-se para preparar a próxima sessão legislativa, que começa em setembro. Enquanto alguns aproveitam ainda agosto para rumar a Sul e fazer a festa no Algarve, outros partidos deixam as reuniões para setembro, mais espalhados pelo centro e pelo Norte.
Este ano, é então a Iniciativa Liberal a dar início às festividades com o “A’gosto da liberdade”, uma festa que se realiza no dia 12 de agosto, na Fortaleza de Armação de Pêra, no Algarve. Vai contar com “música ao vivo, animação, jantar ao ar livre e o discurso de Rui Rocha”, o líder do partido eleito ainda este ano.
Tweet from @LiberalPT
No Algarve, segue-se a já tradicional Festa do Pontal, que junta os social-democratas no Calçadão de Quarteira, no dia 14 de agosto. Desta vez, o PSD organizou um “arraial para os militantes e simpatizantes confraternizarem”, numa festa que vai contar com o presidente do partido, Luís Montenegro.
Nesta rentrée, os temas em pano de fundo serão “a habitação, crise económica, as taxas de juro a subir, inflação e desemprego — apesar de controlado — no fundo as questões económicas e os temas recorrentes que foram os que ficaram antes das jornadas e a acender polémica no debate político”, aponta ao ECO a politóloga Paula Espírito Santo.
Além deste planeamento dos assuntos principais que o PSD “pode considerar que têm de ser a alavanca e projeção do líder” — Luís Montenegro tem de ser capaz de marcar agenda e a discussão do Orçamento do Estado, defende Paula Espírito Santo –, poderá também surgir o tema da Jornada Mundial da Juventude. “Pode haver interesse em destacar a organização no plano municipal”, nomeadamente a participação dos social-democratas como Carlos Moedas.
O Algarve recebe depois no dia 15 iniciativas do PCP, com o secretário-geral do partido em Odiáxere, seguindo para uma visita à Feira Medieval de Silves e terminando com um jantar-comício em Faro, segundo indicou fonte oficial ao ECO. Mas antes disso, no dia 13 Paulo Raimundo marca também presença em iniciativas nas Minas de São Domingos, em Beja. O PCP terá a habitual Festa do Avante, nos dias 1, 2 e 3 de setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal. Além disso, o partido contará também com jantares e comícios em algumas localizações durante este mês.
No final de agosto, também no Algarve, há ainda o jantar comício do Chega. Será a 24 de agosto, no Duna Beach em Lagos.
Já do lado do PS, apenas em setembro avança a Academia Socialista (de 6 a 10), desta vez em Évora depois de no ano passado se ter realizado na Batalha. É de notar, ainda assim, que o PS madeirense tem marcada uma festa para 27 de agosto, na Madalena do Mar.
Tweet from @psocialista
Quanto ao Bloco de Esquerda, a rentrée vai passar pelo Fórum Socialista, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, em Viseu, onde vão discutir temas como “a resposta à crise climática, à Guerra da Ucrânia, passando pelas lutas do movimento LGBTI+”, como indicam no site. Vai contar com intervenções de Marisa Matias e da coordenadora nacional, Mariana Mortágua, encarregue pelo encerramento do evento.
Já o PAN terá um também um evento nesta rentrée, cujos detalhes estão ainda por revelar, mas irá realizar-se na segunda semana de setembro, no distrito de Lisboa, segundo indicou ao ECO fonte oficial. O Livre, por sua vez, marcou a rentrée para 9 e 10 de setembro, em Setúbal, com uma festa apelidada de Os Setembristas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rentrée política arranca hoje. Por onde vão andar os partidos?
{{ noCommentsLabel }}