Hoje nas notícias: IGCP, banca e Altice

  • ECO
  • 14 Agosto 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A IGCP prevê emitir menos 5.600 milhões de euros em Obrigações do Tesouro do que inicialmente, devido à subida das taxas de juro pelo BCE e à corrida aos Certificados de Aforro. A Agência Bancária Europeia antecipa obrigatoriedade de reporte de dados para avaliar o risco da subida dos juros no balanço dos sete maiores bancos portugueses. A Altice contratou dois escritórios de advogados para prestar apoio ao grupo em Portugal no âmbito da Operação Picoas. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

BCE e Certificados de Aforro forçam IGCP a rever planos de financiamento

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) refez os planos de financiamento para este ano devido à subida das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE) e à consequente corrida aos Certificados de Aforro. De acordo com o documento de apresentação aos investidores internacionais, com as previsões mais atualizadas de financiamento para este ano, o objetivo é emitir menos 5.600 milhões de euros em Obrigações do Tesouro face ao inicialmente previsto. As necessidades de financiamento totais (23,8 mil milhões de euros) são quase idênticas ao que se previa no início do ano (23,9 mil milhões de euros).

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Banca obrigada a entregar novos dados ao regulador

A Agência Bancária Europeia antecipa a obrigatoriedade de reporte de dados que permitam avaliar o risco da subida dos juros no balanço das instituições. Assim, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander, Novo Banco, BPI, Banco Montepio e Crédito Agrícola – os sete bancos portugueses entre as 153 instituições financeiras que a EBA quer examinar – vão ter de entregar os dados até ao final de março de 2024 e não no final do próximo ano. “O impacto das alterações dos juros na gestão do risco das taxas deve ser monitorizado com proximidade”, justifica a EBA.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Altice contrata VdA e Uría e admite exigir indemnizações aos arguidos do caso Picoas

A Altice terá contratado os escritórios da Vieira de Almeida (VdA) e da Uría Menendez-Proença de Carvalho para apoiar o grupo em Portugal no âmbito da Operação Picoas. Enquanto a sociedade liderada por Paula Gomes Freire deverá ficar ocupada com a defesa dos interesses da operadora no que diz respeito ao processo criminal contra o seu co-fundador, Armando Pereira, a Uría prestará apoio à investigação interna que a empresa tem em curso. O grupo poderá exigir indemnizações na Justiça aos arguidos do processo, depois de Patrick Drahi, fundador e principal acionista da Altice, ter dito que o grupo está a fazer tudo o que está ao seu alcance para proteger os interesses dos investidores.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre)

Juiz Carlos Alexandre usa caso Altice para dizer que está “exausto”

O juiz Carlos Alexandre admitiu estar fisicamente exausto em resposta a um pedido de habeas corpus (libertação imediata) do co-fundador da Altice, Armando Pereira, um dos detidos no âmbito da Operação Picoas. Terá sido por causa dessa exaustão física, segundo o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, que não fez interrogatórios durante dois dias, dizendo que não é “omnipresente” e que naquele período teve de fazer mais 128 despachos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível)

Portugueses compram mais cerveja e marisco graças ao IVA zero

Há uma “dinâmica diferente” no mercado de bens de consumo, assistindo-se a carrinhos mais cheios nos supermercados e a um preço médio mais baixo na hora do pagamento, apesar de o IVA zero representar uma descida de apenas 6% no cabaz de alimentos essenciais. De acordo com a análise da Centromarca a um estudo da Kantar Portugal, os portugueses estão a aproveitar para comprar mais produtos que não estão abrangidos pelo IVA zero, como cerveja, marisco fresco, pastelaria e produtos para a roupa e limpeza da casa, conseguindo “alguma melhoria da sua qualidade de vida”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IGCP, banca e Altice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião