Endesa tem a maior captação de clientes na eletricidade em junho, mas EDP mantém maior quota de mercado
Cerca de 28% do número de clientes que mudou de comercializador de eletricidade em junho, transitou para a Endesa. Ainda assim, EDP mantém maior quota de mercado, cerca de 70%.
A Endesa foi o comercializador de eletricidade que mais clientes captou no mercado livre da eletricidade, em junho. Ainda assim, a EDP Comercial mantém a liderança na quota de mercado, tanto em número de clientes (domésticos, industriais e pequenos negócios) como em abastecimento.
Em junho, cerca de 48,5 mil clientes mudaram de fornecedor no mercado liberalizado e de acordo com o boletim da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre a evolução do mercado liberalizado de eletricidade, referente ao mês de junho, a energética espanhola foi o comercializador que realizou uma maior captação de clientes, tendo ganho cerca de 28% do número de clientes que mudou de comercializador naquele mês. Segundo a ERSE, esta manobra representa um ganho líquido de 1% na carteira de clientes da Endesa face ao mês anterior.
Ao todo, a Endesa tem uma quota de mercado em termos de clientes que representa cerca de 11% do total do mercado, enquanto o abastecimento representa 17,4% de todo o consumo.
Já a Luzboa foi o comercializador com a segunda maior percentagem de captação de clientes face à sua carteira, tendo ganhado 17% dos clientes que mudaram de comercializador, o que se traduziu num ganho líquido de 13,2% na sua carteira face ao mês de maio.
Contudo, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre quer em número de clientes, quer em consumo, ainda que, face a maio, a sua quota tenha encolhido em 0,3 pontos percentuais (p.p), em número de clientes, e 0,1 p.p. em termos de consumo. Segundo a ERSE, a quota de mercado da energética portuguesa é de 70% no número de clientes e quase 40% em termos de consumo.
Quanto ao consumo, a Endesa e a Iberdrola ocupam a segunda e as terceiras posições em termos de quota de mercado, tendo a Endesa mantido a mesma quota e a Iberdrola aumentado 0,1 p.p. face ao mês precedente.
Os dados surgem num mês em que o mercado livre da eletricidade alcançou um número acumulado de cerca de 5,5 milhões de clientes, com um aumento líquido de cerca de 12,7 mil clientes face a maio de 2023 e um crescimento de aproximadamente 0,5% face ao mês homólogo.
Em termos de consumo, registou-se um aumento de 44 gigawatts-hora (GWh) face a maio de 2023, atingindo 42 528 GWh em junho. O consumo no mercado livre representa, em junho, mais de 93% do consumo total registado em Portugal continental.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Endesa tem a maior captação de clientes na eletricidade em junho, mas EDP mantém maior quota de mercado
{{ noCommentsLabel }}