Governo mantém inalterado desconto nos combustíveis em setembro, apesar de subidas no preço

Os descontos fiscais nos preços do gasóleo e da gasolina mantêm-se nos 23 cêntimos e 25 cêntimos por litro, respetivamente. 

O Governo vai manter, em setembro, o mesmo nível de descontos nos impostos sobre os preços dos combustíveis, anunciou o Executivo. Isto, apesar de a subida destes preços já estar a pressionar a inflação, tendo vindo a acentuar-se desde maio.

“Face à evolução dos preços dos combustíveis durante o mês de agosto, o Governo mantém a redução de impostos inalterada”, lê-se na nota enviada à imprensa, esta sexta-feira, pelo ministério das Finanças. Os descontos fiscais nos preços do gasóleo e da gasolina mantêm-se então nos 23 cêntimos e 25 cêntimos por litro, respetivamente.

O Governo detalha que mantém inalterado o desconto no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em vigor, traduzindo-se num desconto de 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos por litro na gasolina, ao qual se soma o benefício de suspensão parcial da taxa de carbono. Esta tem vindo a ser descongelada gradualmente, mas desta vez não sofre alterações.

Os preços da gasolina simples 95 estão de momento em máximos de quase um ano — outubro de 2022 –, e o preço do gasóleo já não estava tão alto desde novembro do ano passado. Desde maio deste ano que a evolução tem sido sobretudo ascendente.

Fonte do setor indicou ao ECO/Capital Verde que espera descidas ligeiras nos preços dos combustíveis para a próxima semana: 1 cêntimo no caso do gasóleo e meio cêntimo na gasolina.

Na mesma nota, o ministério das Finanças assinala que o consumo de combustíveis nos primeiros sete meses de 2023 atingiu o recorde da última década. O consumo de combustíveis rodoviários em julho, último mês com dados publicados, regista um crescimento de cerca de 10% face ao período homólogo.

Quanto ao gasóleo agrícola, o Governou optou por também manter os mesmos descontos: uma redução de 6 cêntimos por litro.

(Notícia atualizada às 14:37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo mantém inalterado desconto nos combustíveis em setembro, apesar de subidas no preço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião