João Lima Cluny vai para Garrigues liderar novo departamento de Penal

A Garrigues reforça a sua equipa incorporando João Cluny como sócio responsável pela área de Penal e Investigações Internas. Com mais de quinze anos de experiência, João Lima Cluny transita da ML.

A Garrigues reforça a sua equipa incorporando João Lima Cluny como sócio responsável pela área de Penal e Investigações Internas. Com mais de quinze anos de experiência, João Lima Cluny transita da Morais Leitão e é um advogado que participou em alguns dos mais mediáticos processos criminais e contraordenacionais que correram termos em Portugal nos últimos anos. A contratação de João Lima Cluny consolida o posicionamento da Garrigues como escritório de referência nos principais ramos do Direito Empresarial e de Negócios.

João Lima Cluny passa a integrar a equipa de Lisboa com “a missão específica de impulsionar e coordenar a área de Direito Penal e Investigações Internas, na qual desenvolveu toda a sua carreira profissional, tanto no âmbito do direito sancionatório como na assessoria preventiva (compliance e direção de investigações internas)”, segundo comunicado do escritório.

Destaca-se ainda a sua experiência na prevenção de corrupção e branqueamento de capitais, bem como nos setores da energia, finanças, segurança no trabalho, ambiente e desporto. É também árbitro e mediador do Tribunal Arbitral do Desporto desde a sua criação, em 2015. Prestou assessoria também em processos contraordenacionais de relevo perante o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão de Portugal e o Tribunal de Justiça da União Europeia.

É licenciado em Direito e mestre em Ciências Jurídicas Forenses pela Universidade Nova de Lisboa. Conta igualmente com formação especifica em direito do desporto, em proteção de dados e ainda em prova digital em processo penal.

João Lima Cluny, partner da Morais Leitão, em entrevista ao ECO/Advocatus - 07SET22
João Lima Cluny, partner da Morais Leitão, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

Para João Lima Cluny esta nova etapa na Garrigues representa um desafio apaixonante. “A firma já é uma referência na área do direito penal económico a nível internacional. Queremos transladar essa liderança e reconhecimento para Portugal para continuar a ajudar os nossos clientes numa área de enorme relevo para as empresas”.

João Miranda de Sousa, sócio responsável pela Garrigues Portugal, afirma que a experiência de João Lima Cluny “será a chave para o desenvolvimento desta área e da firma no âmbito do objetivo estratégico de sermos líderes em todas as vertentes do direito empresarial”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Lima Cluny vai para Garrigues liderar novo departamento de Penal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião