Gasóleo sobe quatro cêntimos e gasolina desce um na próxima semana

Na próxima semana, quando for abastecer, deverá pagar 1,760 euros por litro de gasóleo simples e 1,862 euros por litro de gasolina simples 95.

Na próxima semana, os preços dos combustíveis vão ter comportamentos diferentes, por isso, se o seu carro é a gasóleo mais vale abastecer já, mas se é a gasolina espere por segunda-feira. Fonte do mercado avançou ao ECO que o litro de gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir quatro cêntimos, e a gasolina descer um.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,760 euros por litro de gasóleo simples e 1,862 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). É preciso recuar a 14 de novembro do ano passado para encontrar o preço do gasóleo em valores mais elevados e a 17 de outubro para encontrar exatamente o mesmo valor pago pelo litro de gasolina.

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. O Governo manteve os apoios aos combustíveis que vigoraram em agosto, apesar do aumento dos preços, que representaram um agravamento em dois cêntimos a taxa de carbono no gasóleo e em 1,8 cêntimos na gasolina face a julho.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. E é de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta evolução dos preços dos combustíveis surge depois de, esta semana, se ter registado uma descida de 0,4 cêntimos no gasóleo e de os preços da gasolina não terem sofrido qualquer alteração. Descidas inferiores à expectativa do mercado que apontava para uma redução de um cêntimo no gasóleo e meio cêntimo na gasolina. A gasolina não descia há nove semanas consecutivas, ou seja, os consumidores viram os preços subir 22,4 cêntimos nessas semanas.

Os preços do brent sobem 0,60% esta sexta-feira para os 90,46 dólares por barril, depois de atingirem máximos de dez meses no início desta semana, na sequência da decisão de Riade e de Moscovo de prolongar os cortes voluntários de fornecimento de 1,3 milhões de barris por dia (bpd) até ao final do ano.

Os preços caminham para a segunda semana consecutiva de ganhos. E se o corte na produção inflaciona os preços, os mercados continuam preocupados com o desempenho da economia chinesa – considerada crucial para sustentar a procura de petróleo durante o resto do ano –, que apresenta uma recuperação pós-pandemia mais lenta do que o esperado, com as promessas de estímulo a ficaram aquém das expectativas.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo sobe quatro cêntimos e gasolina desce um na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião