Sindicatos avançam com “centenas de ações” contra bancos

SBN, SBC e MAIS Sindicato querem que o Santander, Novo Banco, BPI e Montepio corrijam a regra que aplicam na distribuição da pensão de reforma a cargo da Segurança Social.

Os bancos Santander, Novobanco, BPI e Montepio vão ser alvo de “centenas de ações” a dar entrada nos tribunais “nos próximos meses”, garantem em comunicado o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN), Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) e Mais Sindicato. Em causa está um diferendo sobre o cálculo para a pensão de reforma no caso de bancários reformados que descontaram para a Segurança Social.

“Após mais de duas centenas de decisões judiciais favoráveis à tese sustentada pelos SBN, SBC e MAIS Sindicato, estes sindicatos enviaram uma comunicação aos Bancos Santander, Novobanco, BPI e Montepio, no sentido de corrigirem a regra que aplicam na distribuição da pensão de reforma a cargo da Segurança Social, no caso de bancários reformados que descontaram para este regime fora e dentro do setor”, informam os sindicatos em comunicado.

Segundo os sindicatos, para os tribunais, “com especial relevo para o Tribunal Constitucional, Supremo Tribunal de Justiça e Relações de Coimbra, Évora, Lisboa, Porto e Guimarães”, a “regra de três simples é a única que merece acolhimentos legal e constitucional.” Nesse sentido, dizem, “tendo os bancos conhecimento da razão que assiste
aos sindicatos, encontram-se a ser instruídas centenas de ações para dar entrada nos tribunais nos próximos meses.”

A perpetuação da presente situação, que consubstancia um corte ilegal na pensão de reforma dos bancários em causa, face aos custos inerentes, não poderá deixar de ser ponderada e tomada em conta na análise que, consideram, os bancos deverão fazer com a abertura do presente ano judicial”, apontam ainda os sindicatos em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicatos avançam com “centenas de ações” contra bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião