Hoje nas notícias: Autoeuropa, IRS e bombeiros

  • ECO
  • 12 Setembro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Autoeuropa não é a única fábrica a sofrer com a falta de uma peça que vem da Eslovénia, sendo que mais cinco fábricas não conseguem avançar na produção enquanto esperam pela roda dentada necessária para os motores. No Parlamento, onde o Governo deixou mais de 200 perguntas e requerimentos dos partidos sem resposta na última sessão legislativa, as medidas fiscais do PSD já deram entrada e aguardam agora a discussão. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Roda dentada tira 52 mil carros à Autoeuropa e pára mais cinco fábricas

A paragem forçada que foi determinada para a Autoeuropa deve-se à falta de uma peça — a roda dentada — que é produzida na Eslovénia e está a afetar outras fábricas pela Europa. São mais cinco as fábricas que não conseguem avançar na produção, na Alemanha e na República Checa, devido à falta desta peça para os motores, que não está a ser produzida e enviada pela empresa eslovena devido às cheias. Ainda que a unidade de Palmela seja a única em paragem total, durante nove semanas, estimando-se a “perda” de 52 mil veículos.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Reforma fiscal do PSD chega ao Parlamento, com IRS ao centro

O pacote fiscal proposto pelo PSD, que foi inicialmente anunciado por Luís Montenegro na rentrée do partido na Festa do Pontal, já deu entrada o Parlamento para ser votado no dia 20 de setembro. Estão em causa cinco grandes medidas, com destaque para uma descida do IRS no valor de 1,2 mil milhões de euros. Quando foram reveladas, levaram a um “bate-boca” com o PS sobre a aplicabilidade e lógica das mudanças propostas.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Bombeiros exigem que hospitais paguem ambulâncias paradas

Com a falta de médicos e de pessoal nos hospitais, os bombeiros têm ficado retidos mais tempo à porta das urgências à espera da devolução das macas. Para tentar compensar este problema, a Liga dos Bombeiros Portugueses avançou com uma proposta para a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde para que as corporações faturem aos hospitais as horas que os meios ficam parados e inoperacionais.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Governo deixa sem resposta mais de 200 perguntas e requerimentos dos partidos

Os partidos fizeram centenas de perguntas e requerimentos ao Governo na última sessão legislativa, mas mais de 200 ficaram sem resposta do Executivo dentro do prazo definido, que é de 30 dias. O PSD foi o partido que mais recorreu a este instrumento, fazendo mais perguntas, enquanto o PCP acabou por ser o que viu mais perguntas ficarem sem resposta.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Sporting engana-se a calcular salário de Frederico Varandas

O Sporting não calculou bem o salário de Frederico Varandas e dos restantes administradores executivos da SAD na época passada, um engano no valor de 49 mil euros no total. Este engano teve de ser comunicado aos mercados, sendo que a Comissão de Acionistas propõe devolver de imediato os valores em falta. Em causa está uma parcela variável que depende da concretização de objetivos, sendo que Varandas recebeu menos 16 mil euros do que devia.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Autoeuropa, IRS e bombeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião