Swiss Life quer mais ações
O Grupo Swiss Life gerou um lucro mais elevado e aumentou as receitas de prémios no primeiro semestre de 2023. No entanto, na gestão de activos, a atividade diminuiu.
No primeiro semestre de 2023, a Swiss Life, a maior seguradora de vida da Suíça, gerou um lucro operacional de 836 milhões de francos suíços. Trata-se de um aumento de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os lucros líquidos aumentaram significativamente em cerca de 13% para 630 milhões de francos, de acordo com comunicado enviado na passada quarta-feira. Com os valores semestrais, o grupo segurador apresentou, pela primeira vez, relatórios completos de acordo com as novas normas IFRS 17/9 e ajustou os valores do ano anterior em conformidade. No entanto, a mudança não teve qualquer impacto na atividade subjacente, como o grupo voltou a sublinhar.
Menor receita de honorários
As receitas provenientes da atividade de honorários com empresas de consultoria puderam crescer. Em moeda local, aumentaram 6% para 1,20 mil milhões de francos suíços. As receitas de honorários, por outro lado, diminuíram ligeiramente em 2% para 343 milhões de francos suíços. O ambiente de contenção do mercado imobiliário é apontado como a razão.
Os rendimentos de investimentos diretos aumentaram de 1,98 mil milhões de francos suíços anteriores para 2,05 mil milhões de francos suíços. O retorno do investimento direto não anualizado foi de 1,4%, em comparação com 1,2% no primeiro semestre de 2022. O rendimento líquido do investimento foi de 1,75 mil milhões de francos suíços, o que inclui variações negativas líquidas nos valores imobiliários de 0,4 mil milhões de francos suíços. O retorno líquido não anualizado do investimento foi de 1,2%.
Redução dos prémios em França
Os prémios ascenderam a 11,5 mil milhões de francos suíços, um aumento de 8% em moeda local. No mercado doméstico da Suíça, registou-se um aumento de 2% para 6,04 mil milhões de francos suíços. Em França, os prémios diminuíram 4% para 3,42 mil milhões de euros e na Alemanha voltaram a aumentar 3% para 719 milhões de euros. Devido à integração da antiga filial da Swiss Re, a Elipslife, a unidade de mercado internacional aumentou significativamente os prémios para 1,39 mil milhões de euros, contra os anteriores 0,52 mil milhões de euros.
O novo valor do balanço Margem de Serviço Contratual (CSM), que a Swiss Life reporta de acordo com a IFRS 17 e que inclui futuras contribuições de lucros não realizados de negócios de seguros existentes, ascendia a 15,9 mil milhões de francos suíços em 30 de junho. No final de 2022, situava-se em 16,4 mil milhões de francos suíços. No primeiro semestre de 2023, a transferência do CSM para a conta de resultados ascendeu a 666 milhões de francos suíços.
Lucros diminuem na Swiss Life Asset Managers
O rendimento total da SwissLifeAsset Managers caiu 13% para 441 milhões de francos. Deveu-se à venda de uma filial no quarto trimestre de 2022, aos efeitos cambiais negativos e a um mercado imobiliário moderado, de acordo com o relatório. As receitas das atividades de terceiros também estiveram sob pressão.
A Swiss Life espera um rácio de solvência (rácio SST) de cerca de 215% em 30 de junho, o mesmo que no início do ano. O valor situa-se assim acima da ambição estratégica de 140 a 190%.
Ao programa de recompra de ações concluído em maio, com um volume de mil milhões de francos suíços, seguir-se-á outro. A partir de 2 de outubro de 2023 e até ao final de março de 2024, a Swiss Life recomprará as suas próprias ações no montante de 300 milhões de francos para reduzir o número de ações em circulação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Swiss Life quer mais ações
{{ noCommentsLabel }}